Blog

7 motivos para abraçar a contabilidade colaborativa

Como publicado anteriormente, a contabilidade colaborativa chegou com o objetivo de revolucionar o segmento contábil, resultando em benefícios que alcança os três elementos principais dos processos organizacionais: o Governo, as organizações contábeis e as empresas, independentemente de seus portes. Listamos abaixo sete motivos que ilustram o porquê adotar a contabilidade colaborativa. Acompanhe. 1. A tecnologia […]

Como publicado anteriormente, a contabilidade colaborativa chegou com o objetivo de revolucionar o segmento contábil, resultando em benefícios que alcança os três elementos principais dos processos organizacionais: o Governo, as organizações contábeis e as empresas, independentemente de seus portes.

Listamos abaixo sete motivos que ilustram o porquê adotar a contabilidade colaborativa. Acompanhe.

1. A tecnologia usada a favor de todos

A principal responsável por possibilitar a revolução no segmento contábil foi a tecnologia. Desde que se tornou possível compartilhar informações com o fisco através de plataformas online, percebeu-se uma troca mais precisa de informações, o que facilitou o trabalho de todos os envolvidos.

Hoje, a Receita Federal é um dos órgãos que mais utiliza e, consequentemente, se beneficia da tecnologia nos processos burocráticos contábeis e fiscais.

2. Economia real

O compartilhamento mais fidedigno de informações também resulta em economia de tempo e dinheiro, dois fatores importantes para a vida de uma empresa. A contabilidade colaborativa proporcionou maior rapidez no envio e recebimento de dados, além da redução de custos operacionais. Para as micro e pequenas empresas, particularmente, a contabilidade colaborativa se mostrou extremamente vantajosa por esse motivo.

3. A informação a um toque de distância

A tecnologia móvel contribuiu ainda mais para fortalecer o conceito de remover barreiras que preconiza a contabilidade colaborativa. Com apenas alguns toques, clientes e organizações contábeis podem trocar informações a qualquer hora do dia, independentemente de onde estiverem.

Na verdade, a tecnologia móvel mudou a maneira como as pessoas consomem produtos e serviços, gerando simplicidade e rapidez nas transações.

4. Ampliação da gama de serviços oferecidos pelas empresas contábeis

Embora uma parcela das organizações contábeis enxergue a economia colaborativa como um tipo de ameaça, a otimização no compartilhamento de informações permite que os contadores possam se adaptar e oferecer soluções pontuais para o cliente.

Tais soluções podem trazer ainda mais clientes, uma vez que a ampla gama de serviços responsivos permite que outras empresas possam integrar suas clientelas.

5. Estreitando a relação entre organização contábil e o cliente

A evolução que a tecnologia gerou no segmento contábil permite que o contador seja capaz de valorizar ainda mais o seu negócio, proporcionando maior transparência nas transações entre os três participantes dos processos (Governo, organização contábil e cliente final), além de autonomia e liberdade de escolha aos seus clientes. Agora, as organizações contábeis assumem posições mais orientadoras, sobretudo nos momentos de tomada de decisão de seu cliente.

6. Uma nova era para as organizações contábeis

O trabalho realizado pelas organizações contábeis passa a adotar outra postura diante do mercado. A tecnologia permite que a quantidade de livros e arquivos se torne mínima e, assim, o contador passe a ser um consultor de negócios que apresenta soluções inovadoras e personalizadas a cada um de seus clientes.

7. Maior segurança ao fisco

A vantagem que a contabilidade colaborativa representa para a relação governo-organização contábil-cliente também é outro motivo pelo qual a modalidade deve ser adotada. Com a maior facilidade e precisão no compartilhamento de informações, o Governo pode aprimorar a gestão de riscos e assegurar que as empresas estejam em total conformidade com leis e prazos.

BANNER PROSOFT EASY4all 7 motivos para abraçar a contabilidade colaborativa