Blog

A importância de um painel de controle na gestão da empresa contábil.

O mercado contábil está passando por uma ampla transformação, fruto da introdução de novas tecnologias, técnicas de gestão e uma profissionalização cada vez maior das empresas. Tudo isto torna o dia a dia de um gestor mais complexo, exigindo uma performance cada vez maior. Uma tendência de outros setores, que chega agora ao contábil, é […]

O mercado contábil está passando por uma ampla transformação, fruto da introdução de novas tecnologias, técnicas de gestão e uma profissionalização cada vez maior das empresas. Tudo isto torna o dia a dia de um gestor mais complexo, exigindo uma performance cada vez maior.

Uma tendência de outros setores, que chega agora ao contábil, é a gestão com a visualização de dados. Mas, como isto pode ser aplicado nas nossas empresas?

O que é um dashboard, ou painel de controle

Um dashboard é uma combinação de informações e gráficos que mostra em tempo real o que está acontecendo na empresa. Muito comum em empresas de médio e grande porte, agora passa a ser oferecido em soluções para gestão de empresas contábeis que buscam continuamente aumentar sua eficiência.

Medir para melhorar

Os livros de gestão empresarial são categóricos: você só consegue melhorar o que consegue medir. Quando temos nossa empresa medida, podemos acompanhar os indicadores, identificando aqueles que estão com problemas e desenvolver planos de ação para sua melhoria.

Um painel bem desenvolvido permite que identifiquemos, a todo momento, como estão as metas que definimos.

Vantagens do Dashboard

O dashboard traz uma série de vantagens para um gestor, que vão de eliminação de atividades à redução de erros.

A segurança começa com a confiança nas informações. Com o painel pronto, extraindo informações diretamente do sistema contábil, você tem a certeza de que não houve erro na transposição de informações, seja por acidente ou intencional.

Outro impacto significativo é na redução de atividades. Como lidam com muitos documento, obrigações e troca de arquivos, as rotinas contábeis exigem controles apurados. É muito comum nas organizações a criação de múltiplas planilhas para a extração e visualização de informações. Com o dashboard, estas atividades deixam de existir, liberando profissionais para a execução das tarefas principais do escritório

De olho na lucratividade

Os gestores contábeis estão sempre monitorando prazos, obrigações e atividades, mas com a dificuldade na obtenção de informações, não conseguem acompanhar com o detalhe necessário. Um benefício adicional é que as informações são atualizadas constantemente, ou seja, não é mais necessário esperar alguém compilar um relatório para visualizar algum indicador-chave importante.

Esta visualização contínua permite que o gestor identifique os gargalos principais dos processos, eliminando-os. Com isto, a rentabilidade do escritório aumenta.

Aumentando a participação dos colaboradores

As empresas que implantaram painéis e compartilharam as informações com seus colaboradores, também reportam um aumento no engajamento e na performance individual.

Ao compreender a contribuição de suas atividades nos resultados gerais, bem como visualizar as atividades pendentes, os funcionários passam a trabalhar com maior foco nas tarefas.

Premiando bons colaboradores

Com indicadores precisos, fica mais fácil para um gerente recompensar as pessoas com maior performance, de forma justa e transparente. Ao remover a subjetividade, os critérios para promoções e aumentos salariais passam a ser mais concretos e baseados em fatos.

Integração: a base do sucesso

Um projeto de sucesso tem por base a utilização de uma ferramenta que seja totalmente integrada às soluções em uso. Extrair dados exige configurações de interfaces, para que sejam extraídos de forma eficiente, sem impactar na performance da solução.

Além disto, a implantação deve contar com profissionais que conheçam profundamente as rotinas contábeis, bem como os sistemas utilizados. Isso permitirá que o dashboard contenha as informações mais relevantes, de acordo com a necessidade de cada empresa.

BANNER PROSOFT PREVIEW A importância de um painel de controle na gestão da empresa contábil.