Blog

A tecnologia aliada à economia de gastos

Todo empresário, de qualquer segmento, sabe como é importante conter o desperdício causado por gastos com materiais não relacionados diretamente ao seu negócio. Mais importante ainda quando este desperdício atinge o seu bolso. Um estudo do instituto Gartner demonstra que as empresas gastam até 3% de sua receita em compra e manuseio de papeis. Uma imagem vem à mente: pilhas e pilhas de papel descartado ao lado da impressora.

Fazendo a conta, se uma empresa de lucro real que fatura R$ 10 milhões por ano economizar os 3% desperdiçados em papel, o seu lucro antes do imposto de renda será maior em R$ 300 mil. Mas esta economia depende de diversas ações que devem ser feitas dentro das empresas. E não precisa ser só em empresas de Lucro Real, podem começar em seu escritório.

A segurança, a gestão e o controle

A tecnologia também vem em apoio a esta necessidade de redução de impressões. A necessidade de assinar contratos em papel já está mudando. Já temos diversas opções e de ferramentas que permitem a assinatura eletrônica de documentos. Não só a assinatura, mas o armazenamento e a garantia de procedência também. Recentemente publicamos um artigo em nosso blog sobre blockchain e como esta tecnologia vem sendo aplicada neste sentido.

Uma outra percepção da mudança que a tecnologia oferece em apoio a isso tudo está na não necessidade de portar seu cartão de crédito se você estiver de posse de seu celular. Na hora de pagar uma conta você aproxima seu celular da maquininha de recebimento e efetua a aprovação da transação. Veja, não podemos nem mais chamar as maquininhas de maquininhas de cartão de crédito. Em breve não teremos nem mais cartões. Alguns bancos já oferecem até mesmo a possibilidade de efetuar transações como pagamentos, saque, etc, com sua impressão digital ou com a imagem da palma da sua mão.

As mudanças vieram para ficar

Alguns saudosistas ainda falam que os livros serão impressos, que não dá para lê-los em tablets ou em dispositivos eletrônicos. Mas as novas gerações já nascem com diferentes referenciais sobre isso. Pode-se até mesmo dizer que já nascem digitais.

Até agora só falamos dos gastos com papel, mas outros gastos estão diretamente ligados a impressão: toners, energia elétrica, contratação ou aquisição de impressoras e sua manutenção, espaço para armazenamento de documentos, etc.

Só podemos concluir que com a tecnologia teremos soluções que apoiam a redução de gastos com papel e com impressão de documentos, o que é um excelente sinal para a economia.

 

banner blog A tecnologia aliada à economia de gastos