Blog

Blockchain: o futuro das transações financeiras irá impactar os contadores?

Você sofre com a burocracia e a velocidade dos processos no universo contábil e fiscal? O Blockchain veio para mudar isso.

Atualmente, a tecnologia desempenha um papel fundamental no universo contábil e fiscal. No entanto, é inimaginável o que o blockchain pode trazer de benefícios, quando pensamos na burocracia e na velocidade de processos que temos disponíveis no momento. Blockchain veio para mudar isso.

O que é a tecnologia blockchain?

Todas as transações contábeis e fiscais são hoje construídas de modo que a falsificação de informações seja impossível, ou ao menos, bastante difícil de ocorrer. Porém, para que os sistemas existentes sejam à prova de manipulação, são necessárias uma série de verificações e mecanismos de controle de dados, o que afeta as transações diárias e os torna mais burocráticos.

É neste cenário que a tecnologia blockchain permite que os processos de compartilhamento de informações sejam completa e eficientemente verificados. Isso ocorre por meio de transações digitais impossíveis de serem falsificadas. Todos os processos de compartilhamento de dados são totalmente rastreáveis no blockchain, inclusive os históricos, permitindo que se tornem à prova de manipulação.

A eficiência do blockchain ficou mundialmente conhecida por ser a tecnologia de registros de transações do bitcoin, a moeda criptografada mais utilizada ao redor do mundo e que chamou a atenção recentemente por uma disparada do seu valor, mas que acabou não se consolidando, demonstrando que era um movimento apenas especulativo.

Como o blockchain pode transformar a contabilidade?

A contabilidade moderna é baseada na dupla verificação de dados, o que dificulta e burocratiza os processos.

O blockchain permitirá que as empresas insiram suas informações contábeis e fiscais diretamente em uma base de registros comum, criando um sistema de cruzamento de dados de informações contábeis. Como os registros são criptografados, a falsificação ou a exclusão deles se torna praticamente impossível.

A tecnologia blockchain permite que os dados sejam similares às transações autenticadas em cartório, porém de maneira eletrônica. Portanto, o uso do blockchain torna possível provar a veracidade das informações eletrônicas, pois cria uma espécie de impressão digital dos dados, blindando-os contra falsificação.

Benefícios do blockchain às empresas

Os benefícios que essa tecnologia trará às empresas são imensos. Um exemplo disso é que a padronização de informações permite que uma grande parcela de dados fundamentais sejam auditadas automaticamente. Em comparação ao tempo e custo que esse processo teria ao ser auditado da maneira convencional, o uso do blockchain seria consideravelmente mais baixo.

Dessa forma, nas grandes empresas, os auditores poderiam focar em departamentos em que suas contribuições agregassem valor, como áreas que necessitem lidar com mecanismos internos de controle ou transações mais complexas.

As quatro maiores empresas do mundo de auditoria, chamadas “The Big Four”, Deloitte, EY, KPMG e PwC já há algum tempo investem na tecnologia blockchain demonstrando que sua utilização será uma realidade. Recentemente fecharam um acordo conjunto com 20 bancos de Taiwan para testar a tecnologia, auditando relatórios financeiros. E isso em tempo recorde.

O uso da tecnologia blockchain também traria ganhos importantes para os órgãos públicos. Ao compartilhar alíquotas e outras informações para que as empresas pudessem calcular automaticamente os impostos devidos de suas transações. Assim, contadores e seus clientes descartariam a necessidade de monitorar as constantes mudanças de legislação e estariam sempre em conformidade com o fisco.

Ainda é válida uma última consideração sobre os benefícios da aplicação da tecnologia blockchain. A simplificação dos processos contábeis e fiscais proporcionadas pela total segurança do compartilhamento de dados que o blockchain permite, não seria privilégio apenas das grandes empresas.

Há ferramentas disponíveis que permitem que pequenas e médias empresas também se beneficiem da criptografia dos dados e operem internacionalmente.

BANNER PROSOFT ANALIR 2019 Blockchain: o futuro das transações financeiras irá impactar os contadores?