Blog

Consultoria de contabilidade: 5 dicas para um escritório de sucesso

A consultoria de contabilidade chegou para ficar, mas o seu escritório sabe da importância dela para se destacar no mercado?

A consultoria de contabilidade é um tema que vem sendo muito discutido atualmente no mercado e isso ocorre por um motivo bem relevante: o cliente quer e deseja mais dos serviços contábeis. Neste artigo, explicamos a importância do tema e apresentamos algumas dicas para o seu escritório. Confira!

Consultoria de contabilidade: como se destacar no mercado

Uma pesquisa realizada pela Microsoft, por exemplo, constatou que 97% dos consumidores globais, e isso inclui os brasileiros, dizem que é pelo menos um pouco (36%) ou muito importante (61%) receber um bom atendimento da empresa.

Quando pensamos sobre bom atendimento, dentro do setor contábil, podemos pensar em uma comunicação eficiente, soluções rápidas para as demandas e serviços adicionais que agreguem valor para o cliente, como é o caso da consultoria.

Um estudo do Sebrae reforça a importância desse serviço ao identificar que 78% das empresas acreditam que a contabilidade poderia oferecer recomendações para melhorar os negócios e 77% que poderia desenvolver relatórios de desempenho e diagnósticos.

Todas essas tarefas são, justamente, proporcionadas pela consultoria contábil. Ao oferecer esse serviço, o escritório atender uma demanda de mercado ainda pouco explorada, o que lhe permitirá mais competitividade diante dos concorrentes.

Por que a consultoria contábil é tão importante?

A consultoria contábil é um serviço que tem como objetivo ajudar o cliente a obter mais eficiência na gestão financeira do negócio. Ou seja, o contador, ao realizar esse serviço, deverá realizar uma análise completa da vida financeira do cliente, identificar redução de gastos e impostos ou apontar processos que podem ser melhorados.

Tudo isso é feito por meio da análise da movimentação contábil, como fluxo de caixa, contas a pagar, contas a receber, folha de pagamento, demonstrativos, apuração de impostos etc.

Como pode ser observado, é um trabalho minucioso e que proporciona ao cliente equilíbrio das contas, redução econômica de gastos e, principalmente, um estado financeiro que o permita crescer de forma sustentável em longo prazo.

5 dicas para ter um escritório contábil de sucesso

Você já deve ter identificado que a consultoria contábil é um serviço extra e que pode proporcionar sucesso para o seu escritório. Contudo, também devemos ressaltar que outros pontos devem ser incorporados para o sucesso no seu trabalho, como:

Atue para garantir a satisfação dos clientes

Para garantir a satisfação é fundamental que o escritório tenha um plano que garanta a experiência do cliente.

Ou seja, o escritório precisa garantir que toda e qualquer interação do cliente com a marca seja satisfatória.

Isso implica em um bom marketing, atendimento excecional, serviços entregues com alta qualidade e agilidade e relacionamento constante.

Mantenha-se atualizado com cursos e especializações

Um bom contador é antes de tudo um bom aprendiz. Somente atualizado sobre as novidades do mercado, um profissional garantirá que seus clientes estão recebendo o melhor.

Por isso, é fundamental investir em cursos e especializações que impactem de forma positiva nos serviços ofertados pelo escritório.

Vale ainda destacar que participante de cursos ou workshop de aperfeiçoamento o profissional terá uma ótima oportunidade para desenvolver networking.

Diminua a burocracia e ajuste os processos

Certamente uma das principais reclamações que os contadores escutam é sobre burocracia. “A empresa que ainda não recebeu o CNPJ”, “O alvará que não sai”. Enfim, sabemos que muitas surgem por conta de processos e leis.

Só que o cliente não entende isso e espera que o contador resolva tudo rapidamente.  Por tanto, é justamente isso que o profissional precisa fazer. Entender como reduzir a burocracia dentro e fora do escritório garantirá ao seu cliente mais satisfação com os seus serviços.

Agregue valor ao serviço que você oferece

Como mencionamos, serviços extras podem ser ótimas opções. Só que dá para ir além. Por exemplo, será que não é possível ter um recurso online no qual o cliente pode enviar todos os documentos de forma rápida para o escritório sem ter que contratar um motoboy?

Será que os documentos do imposto de renda não poderiam ser enviados por meio de um aplicativo, como o WhatsApp?

Sim, é possível e tudo isso agrega valor ao serviço fornecido e garante a fidelização do cliente. O que queremos dizer é que os detalhes são extremamente relevantes e podem fazer a diferença.

Invista em tecnologia e elimine o papel desnecessário

A contabilidade já estava passando por uma transformação tecnológica e isso foi ainda mais acelerado por conta da pandemia.

Há ferramentas e sistemas que permitem oferecer consultoria em contabilidade, ter uma gestão de documento eficiente, realizar a declaração do imposto de renda com exatidão e agilidade.

O que queremos demonstrar é que, atualmente, a tecnologia é uma aliada do contador e pode ser utilizada por ele para melhorar de forma considerável os serviços e aumentar a produtividade.

A Prosoft, por exemplo, é uma empresa especializada em desenvolver softwares para a contabilidade que conta com recursos fantásticos e que podem agregar valor aos seus serviços e aumentar a produtividade da sua equipe. Clique aqui e conheça todas as soluções disponíveis para você!