Blog

Guia para manter-se sempre atualizado na legislação contábil

Entenda, neste artigo, a importância e ainda como se manter atualizado sobre a legislação contábil.

Um dos principais desafios para o contador é se manter atualizado sobre a legislação contábil. Isso ocorre por alguns motivos. O primeiro é que o Sistema Tributário Brasileiro é considerado um dos mais complexos do planeta. O segundo motivo é que há uma atualização constante das normas e leis no Brasil.

Para ter uma ideia do que estamos falando, o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) realizou uma pesquisa sobre a quantidade de normas editadas no Brasil e constatou que, desde 1988, 5,9 milhões de normas foram editadas.

O estudo ainda identificou que uma a cada cinco estava relacionada ao âmbito tributário. Diante deste cenário, o profissional contábil, de fato, corre o risco de ficar desatualizado, mas existem recursos que podem ajudá-lo a lidar com o problema. Vamos falar sobre alguns deles neste artigo. Confira!

1 – Estude leis essenciais 

Algumas leis são fundamentais para o trabalho do contador. Diante disso, a recomendação é fazer uma análise minuciosa deles. Uma, por exemplo, é a Lei 11.638/07. Além disso, reforçar os estudos detalhados sobre pronunciamentos técnicos dos procedimentos de contabilidade (CPC ‘s) pode ser uma excelente ideia. 

 

2 – Liste fontes de informações confiáveis

O acesso à internet permitiu que qualquer pessoa tivesse à sua disposição informações valiosas, mas também alavancou o número de notícias falsas. Para não cair nelas, é fundamental que o contador tenha uma lista de fontes de informações confiáveis.

Os sites mais confiáveis, certamente, são os oficiais dos municípios de cada cliente. Além deles, também é possível adquirir informação de qualidade em sites, como Ministério da Fazenda, Conselho Federal de Contabilidade e o Ministério do Trabalho.

 

3 – Conheça estudos de casos

As entidades de classe, geralmente, divulgam conteúdos de profissionais que passam por diversos dilemas e esse conteúdo pode ser observado como estudo de caso.

Alguns deles podem ser o que você está passando. Por isso, acompanhar este tipo de conteúdo é importante para tirar dúvidas e adquirir novos conhecimentos.

Participar de entidades de classe ainda permite entrar em contato com outros contadores e o networking também é uma maneira de se manter atualizado sobre o que está acontecendo no mercado contábil.

 

4 – Participe de treinamentos

Os treinamentos realizados por especialistas são excelentes para que o contador esteja por dentro das atualizações.

Vale destacar que, atualmente, não é preciso se deslocar para um ambiente físico para participar de treinamentos. 

Existem muitos cursos, workshops, webinars realizados online e que permitem conquistar novos conhecimentos sem sair de casa (ou do escritório).

Uma dica é acompanhar as redes sociais da Prosoft que constantemente realiza eventos online especialmente com temas relevantes para contadores. 

 

5 – Conheça profundamente o cliente

O cliente tem uma necessidade e objetivo quando contrata um escritório de contabilidade. É dever do contador entender cada uma das necessidades bem como os objetivos de cada cliente.

Isso permitirá que o profissional busque novos conhecimentos que serão indispensáveis para realizar um serviço de credibilidade.

Essa busca também permitirá que o contador se mantenha atualizado sobre as legislações municipais e estaduais de seus clientes.

 

Importância de estar por dentro das novidades

Ao longo deste artigo, explicamos alguns pontos sobre a importância de se manter atualizado. No entanto, acreditamos que precisamos explorar três metas, especificamente, pois elas proporcionam impactos relevantes na vida do contador e do cliente. Alguns delas são:

  • Redução de custos e otimização

A atualização sobre a legislação contábil permite que o profissional desburocratize muitas tarefas. Quando falamos sobre atualizações, geralmente, elas são desenvolvidas para oferecer melhorias e agilizar os processos.

Algumas, por exemplo, podem proporcionar economia financeira para o cliente e outras podem reduzir a burocracia, o que permite otimizar o trabalho do contador. 

  • Desenvolvimento profissional

É consenso entre os especialistas que informação é poder. Na vida profissional, o conhecimento faz com que o contador se destaque no mercado.

Além de proporcionar ganhos econômicos, há um ganho ainda maior e que não é possível perder: o desenvolvimento profissional.

Ou seja, ser um profissional competente e que terá as qualidades necessárias para se tornar referência no mercado.

  • Aumento da satisfação do cliente

A atualização sobre a legislação ainda permitirá que o contador fique um passo à frente dos seus concorrentes.

O fato, certamente, será notado por seu cliente, ainda mais quando ele perceber que poderá obter ganhos financeiros com isso.

 

Tecnologia e legislação contábil: uma aliança em prol do contador  

Sabemos que alguns escritórios de contabilidade têm certa resistência em aderir aos recursos tecnológicos. Todavia, a tecnologia é uma aliada do contador e isso pode ser observado principalmente quando o assunto é se manter atualizado sobre legislações contábeis.  

Podemos citar, por exemplo, algumas soluções que já existem no mercado. Com apenas um software, o contador, em poucos minutos, pode ter em mãos todos os cálculos tributários de seus clientes. Isso é feito levando em consideração as leis tributárias de cada região.

Outro recurso tecnológico ainda permite ao profissional gerar, em instantes, todas as obrigações acessórias dos clientes relacionadas aos impostos fiscais federais, estaduais e municipais. Vale ainda destacar que isso é feito levando em consideração uma ampla cobertura de legislações fiscais.

Como pode ser observado nos exemplos acima, as tarefas realizadas pelo profissional contábil podem ser feitas de forma muito mais rápida e seguindo as leis vigentes. Os recursos tecnológicos desenvolvidos para o mercado de contabilidade levam em consideração as leis contábeis e são, constantemente, atualizados.

A Prosoft é uma empresa reconhecida em desenvolver soluções que atuam de forma automática e que são, constantemente, atualizadas em relação à legislação contábil. Clique aqui e conheça ferramentas que vão revolucionar o seu trabalho!