Blog

Quer reduzir o pagamento de impostos? Faça um bom Planejamento Tributário.

Em algum momento, toda empresa se depara com a necessidade de reduzir seus custos. Porém, poucos levam em consideração que boa parte dos custos de uma empresa está no recolhimento de impostos. A solução para isto está no bom planejamento tributário.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, a tributação de IR para as empresas é de quase 35%. Assim, encontrar maneiras de reduzir esse ônus se tornou crítica.

Neste artigo, você vai saber como o planejamento tributário pode contribuir para uma economia real na empresa e dicas práticas em como elaborar um.

Planejamento tributário, por que é importante?

Quando falamos em planejamento tributário nos referimos a conhecimento de todos os tributos e impostos que sua empresa precisa recolher mensalmente. Por esse motivo, o planejamento tributário é importante para que a empresa esteja sempre em dia com o fisco e com suas finanças.

Qualquer forma inadequada de planejamento tributário mascara um resultado ruim e, embora a empresa esteja quites com o fisco, ela está perdendo valor de caixa, o que poderá impactá-la negativamente em um futuro próximo.

O ponto fundamental na elaboração de um planejamento tributário é analisar todas as categorias de tributos (federais, estaduais e municipais), levando em consideração três fatores importantes:

1. O porte da empresa;
2. O volume de negócios que a empresa realiza mensal e anualmente, e
3. O estado da saúde financeira da empresa.

Somente com uma análise profunda destes fatores será possível escolher a melhor maneira de recolher todas as obrigações gerando menos custos.

Dicas: o que levar em consideração ao elaborar o planejamento tributário?

É preciso investir no planejamento tributário

Muitos gestores ainda acreditam que o investimento no planejamento tributário representa uma despesa a mais, um ônus. Este pensamento é ultrapassado e totalmente equivocado. O que ocorre, na verdade, é exatamente o contrário.

Com um bom planejamento tributário, o gestor poderá utilizar meios legais para reduzir o valor do recolhimento mensal e proteger o orçamento corporativo.

Opte pelo regime tributário correto

A melhor maneira de garantir que a empresa opte pelo regime tributário correto é utilizar a ajuda ou consultoria de um especialista. Ao optar pelo regime inadequado, a empresa deixa de levar em conta suas particularidades econômicas, o que vai impactar a saúde financeira.

Um especialista poderá explicar as diferenças entre lucro real, lucro presumido e simples nacional e ajudar o gestor a escolher o que melhor se adequa à empresa. Além disso, é este profissional que poderá afastá-lo de tomar decisões que gerem multas à empresa.

Todos os tributos devem ser levados em consideração

O planejamento fragmentado, ou seja, aquele que leva em consideração apenas alguns tributos e não a carga tributária como um todo é um dos erros mais comuns cometidos pelos gestores.

O Brasil possui a maior carga tributária da América Latina e, por isso, ao não considerá-la em sua totalidade no momento do planejamento, a probabilidade de ineficiência será grande.

Anote essas dicas e busque ajuda qualificada para fazer um bom planejamento tributário para a sua empresa.