Blog

SST, o que é e por que é importante.

A sigla SST (Segurança e Saúde no Trabalho) refere-se à saúde e segurança dos trabalhadores no ambiente de trabalho. Por este motivo, a atuação do setor, geralmente liderado por um Engenheiro ou Técnico de Segurança do Trabalho, é importante para a garantia de que os colaboradores tenham sua saúde física preservada enquanto cumprem suas funções contratuais.

O trabalho realizado pela SST tem o objetivo de identificar a origem dos acidentes de trabalho, as razões pelas quais acontecem e a incidência deles. Porém, seu papel mais importante está na prevenção de acidentes, propiciando um ambiente salubre aos trabalhadores.

A SST também se preocupa com a prevenção de doenças ocupacionais, ou seja, aquelas que surgem por causa da função exercida.

Regulamentação das normas SST

O MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) é o órgão responsável por regulamentar as normas SST por meio do DSST, o Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho.

É o DSST que coordena as inspeções nas empresas em âmbito nacional. Além disso, o departamento tem o objetivo de promover políticas públicas que incentivem as boas práticas da SST, conscientizando empregadores e empregados sobre sua importância.

Por que a SST é importante?

Promover a saúde e segurança dos trabalhadores no exercício de suas funções é uma ferramenta importante de gestão.

É por meio da SST que se torna possível identificar possíveis focos de perigo, criar estratégias de prevenção e procedimentos para tornar o ambiente de trabalho um local seguro para os trabalhadores. Estas medidas evitam que acidentes não se repitam ou nem cheguem a acontecer.

Dessa forma, cabe ao responsável pelo setor de SST na empresa não apenas resolver situações pontuais do dia a dia, mas também, criar um sistema que preserve a segurança e a saúde do trabalhador, baseado nos pilares determinados pela Organização Internacional do Trabalho. Estes pilares são:

1. Política da empresa;
2. Organização;
3. Planejamento e implementação de ações de SST;
4. Avaliação (de todo ambiente de trabalho);
5. Ações para melhoria e conscientização contínuas.

Benefícios da SST

A implantação e a observação das medidas de prevenção estabelecidas pela SST promovem os seguintes benefícios:

● Aumento da produtividade: o trabalhador tem a tranquilidade de exercer suas funções em um ambiente totalmente seguro e propício para suas tarefas do dia a dia.
● Redução de custos operacionais: o ambiente de trabalho seguro diminui o risco de acidentes de trabalho e o surgimento de doenças ocupacionais. Além disso, é ideal para diminuir o absenteísmo e o afastamento por motivos de saúde.
● Valorização no mercado: uma empresa que oferece condições de trabalho ideais aos seus funcionários é mais bem vista no mercado, atraindo e retendo os melhores talentos para formar equipes de alta performance.
● Cumprimento das leis: a empresa que se atenta às normas SST cumpre as determinações das normas regulamentadoras.

A SST é importante não apenas para manter a segurança do trabalhador, mas para garantir que a empresa possa colher os benefícios citados acima por cumprir as determinações das normas regulamentadoras de segurança do trabalho e propiciar um ambiente ideal para o cumprimento das funções.

BANNERS Folha eSocial SST, o que é e por que é importante.