Blog

Descubra como o aumento da taxa Selic afeta o seu negócio

Entenda sobre o aumento da taxa Selic, para que ela serve e quais são os impactos causados na sua empresa.

O aumento da taxa Selic exerce grande impacto na vida dos brasileiros. Ela influencia outras taxas de juros do mercado e modalidades de crédito. Dessa forma, entender o que é a taxa selic é fundamental para que você entenda a relação entre o seu aumento e a diminuição do consumo.

Sabendo da relevância desse assunto e quanto ele pode influenciar no andamento da sua empresa, nesse texto mostraremos o que é, para que serve e quais os efeitos relacionados ao aumento da taxa Selic. Continue com a leitura e confira

O que é a Taxa Selic?

A Taxa Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Acima de tudo, ela é a taxa básica de juros da economia. Nesse sentido, a Selic funciona como uma espécie de instrumento de política monetária para o controle da inflação. Sua gestão é feita pelo Banco Central.

Para que serve a Taxa Selic?

Na prática, a taxa Selic atua como um programa virtual. Nela, os títulos do tesouro direto são comprados e vendidos todos os dias por instituições financeiras. Eles tem como base sua porcentagem atual.

Nesse sentido, o aumento, diminuição ou estabilidade da taxa Selic é majoritariamente definido pelo Copom. Esta movimentação ocorre por meio de análises apuradas de diversos indicadores financeiros do país. Importante ressaltar que o Copom é um órgão pertencente ao Banco Central e que essas decisões precisam ser tomadas a cada 45 dias.

Além disso, é estabelecido uma meta pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Todas as medidas adotadas têm como intuito fazer com que a taxa fique o mais próximo possível do percentual acordado.

De maneira resumida, o aumento da taxa Selic tem como principal objetivo diminuir a inflação. Por outro lado, ao baixar a taxa, a intenção é estimular o consumo e aquecer a economia. Este movimento, consequentemente, eleva a inflação.

Investimentos

Para as pessoas que investem, o aumento da taxa Selic é um importante indicador para se estar atento. Isso porque a elevação da taxa costuma favorecer os investimentos de renda fixa. Ou seja, que oferecem uma remuneração baseada em juros.  Nesse sentido, temos:

  • Títulos públicos do Governo Federal;
  • Debêntures.
  • Letras de crédito;
  • CDBs emitidos pelas instituições bancárias;
  • Entre algumas outras opções.

Dessa forma, a rentabilidade desses papéis tende a ser mais alta nos momentos de alta da Selic. Já nos momentos de baixa, os ganhos também costumam ser menores.

Por qual motivo ela sofre alterações?

A princípio, o motivo por trás do aumento da taxa Selic é bem simples. Ela serve para frear a circulação de dinheiro em excesso e também para que seja controlada a inflação.

Em outras palavras, como a Selic serve de base para todas as outras taxas, sua elevação torna o acesso ao dinheiro por meio de financiamentos e empréstimos mais difícil. Isso faz com que as empresas e a população de modo geral passem a consumir menos. Logo, com as pessoas consumindo menos, o resultado natural é a diminuição dos preços.

Como perceber os impactos causados na sua empresa devido ao aumento da taxa Selic?

Conforme explicado anteriormente, a taxa Selic tem como grande propósito promover a regulação do mercado. Seu papel é controlar a inflação de acordo com o cenário econômico do país.

Dessa forma, os impactos da taxa Selic nas empresas ficam por conta do encarecimento de modalidades de crédito. Por exemplo, no cheque especial e crédito rotativo do cartão. Ou seja, caso você esteja planejando adquirir um empréstimo, de certo, as condições oferecidas pelos bancos com a Selic em alta serão menos favoráveis. Além disso, você poderá notar uma baixa na procura pelos serviços oferecidos pela sua empresa.

Isso ocorre graças a capacidade de compra da população que também diminui nesses momentos. Assim, o volume de venda das companhias é forçado a acompanhar o processo. Em suma, com menos demanda, os preços baixam, a inflação cai e o ciclo se refaz.

Vale a pena empresas fazerem empréstimos mesmo com o aumento da taxa Selic?

Ao optar por um empréstimo, é preciso avaliar o atual contexto da empresa, o planejamento de crescimento e se existe a real necessidade em fazê-lo. Dessa forma, considerando que a taxa está prevista para subir mais alguns pontos percentuais, caso o empréstimo seja a única alternativa, não é a Selic que vai mudar esse panorama.

Entretanto, vale salientar que atualmente existem opções de empréstimos mais acessíveis para micro e pequenos empresários. Nesse caso, o Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) pode ser uma excelente escolha, pois conta com uma taxa de juros mais baixa e pagamentos em até 36 meses.

É possível fazer previsões com relação ao aumento ou diminuição da Selic

De antemão, é preciso que fique claro que não é possível fazer previsões com relação ao direcionamento da taxa Selic, conforme afirmam economistas. Entretanto, por meio da análise de indicadores econômicos e do acompanhamento das informações fornecidas pelo Banco Central, é possível traçar uma estimativa.

Sob esse ponto de vista, ficar atento à evolução dos principais indicadores econômicos do país não é função apenas dos especialistas. Em outras palavras, é muito importante que você também esteja antenado ao mercado, mais precisamente às tendências de consumo, taxas e, acima de tudo, entender como que o seu setor está se comportando.

Leia mais conteúdos como esse acessando o site da Prosoft clicando aqui.