Blog

Usando a automação para se manter atualizado sobre as mudanças no sistema tributário.

Neste artigo, você vai descobrir quais as principais mudanças e como se manter atualizado sobre as mudanças no sistema tributário usando sistemas de automação. Tais sistemas priorizam a segurança e a precisão dos dados, permitindo que os gestores possam concentrar seus esforços nas estratégias de negócios.

O ano de 2019 será marcado pelas mudanças no sistema tributário, sobretudo para os micro e pequenos empreendedores. Porém, independentemente do porte da empresa, todos os gestores deverão ficar atentos às novas regras.

Continue a leitura e saiba mais sobre as principais mudanças no sistema tributário.

Soluções para NF-e

A grande novidade para as empresas que trabalham com varejo é a NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica), que está sendo implantada para substituir os cupons fiscais e a nota fiscal modelo 2.

O objetivo da NFC-e é facilitar a vida dos varejistas que, agora, são capazes de enviar as notas fiscais eletronicamente por e-mail ou SMS. A nota fiscal em papel é trocada pela versão digital, que tem o mesmo valor fiscal e tributário.

Para os contadores, a automação surge como um facilitador da rotina de emissão e gerenciamento de documentos fiscais. Podem contar com soluções que emitem as notas fiscais com rapidez, simplificando a busca por notas armazenadas e promovendo a integração com outros sistemas, como ERPs.

Mudanças no ICMS

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) também passaram por mudanças em alguns estados. Ao longo do ano, as mudanças poderão ser estendidas a todo território nacional.

No Ceará, por exemplo, o ICMS passou a contar com uma nova ferramenta, o Integrador Fiscal, que surgiu para unir os Pontos de Venda ao Aplicativo comercial. A ferramenta facilita a comunicação tornando os processos mais ágeis e, consequentemente, mais simples.

As empresas do Acre contam, agora, com uma versão atualizada do Manual de Orientação da EFD (Escrituração Fiscal Digital). O novo manual tem o objetivo de orientar e apresentar informações importantes sobre a EFD.

Uma mudança válida para todo o Brasil é referente ao diferencial de alíquota do ICMS (DIFAL). Nas vendas feitas eletronicamente por meio de lojas virtuais, a alíquota a ser utilizada para o cálculo do ICMS é a do estado de destino da mercadoria, o que altera o valor dos tributos a serem recolhidos.

SPED x Sintegra

O SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) passará a substituir o Sintegra em alguns estados e já está valendo para a Paraíba, o Piauí e o Maranhão. Tudo indica, entretanto, que a substituição ocorrerá por todo Brasil.

A mudança tem a finalidade de reduzir a quantidade de obrigações para os gestores e eliminar as informações redundantes na base de dados do Fisco.

A substituição do Sintegra pelo SPED vai mudar a maneira como as informações exigidas pelo fisco serão detalhadas. Por conseguinte, os escritórios de contabilidade precisarão ficar mais atentos e encontrar maneiras de monitorar as entradas e saídas de seus clientes mais eficientemente.

Sistemas de automação especializados nas rotinas de empresas de contabilidade são excelentes maneiras de manter o fluxo correto de dados, garantindo a confiabilidade de seus clientes. Além disso, utilizar um sistema totalmente integrado a outros é uma solução inteligente para reduzir custos operacionais e facilitar as rotinas.

Fique por dentro das novas mudanças no sistema tributário, bem como alterações no e-Social e Simples Nacional acessando os conteúdos no nosso blog.

BANNERS BLOG DFe Usando a automação para se manter atualizado sobre as mudanças no sistema tributário.