Blog

Assistente virtual na contabilidade: conheça seu próximo aliado

Fique por dentro dos principais benefícios de um bom assistente virtual de contabilidade, saiba como esse tipo de recurso é utilizado e descubra qual programa é referência na área!

Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, o uso inteligente de recursos tecnológicos se tornou indispensável. Esse é o caso do assistente virtual na contabilidade.

Desenvolvido para automatizar tarefas antes repetitivas, o recurso serve para agregar mais velocidade às ações cotidianas, garantir mais segurança aos clientes e dar liberdade para que os profissionais desempenhem outras funções mais importantes.

A seguir, saiba mais sobre as vantagens de um bom assistente virtual de contabilidade, entenda como é o seu uso e descubra quais características do programa são referência nessa área!

Quais os principais benefícios de um assistente virtual na contabilidade?

Quando abordamos o conceito de assistentes virtuais, a primeira coisa que vem à mente são os populares softwares de uso pessoal comandados por voz, como o Google Assistant, a Siri ou Alexa.

Desenvolvidos pelas principais marcas de tecnologia do mundo, eles estão presentes em computadores, celulares e aparelhos dedicados que já ganharam muita popularidade ao auxiliar os usuários em pequenas tarefas do dia a dia.

Ao tratarmos sobre assistente virtual na contabilidade, a ideia é ligeiramente parecida: são sistemas desenvolvidos especialmente para facilitar as ações de seu usuário, sempre de maneira rápida, prática e muito intuitiva.

A diferença, claro, está no fato de serem softwares específicos para esse nicho, feitos para automatizar, centralizar, buscar e controlar de maneira automática dados fiscais, tributários, judiciais e de compliance.

O ganho de mais agilidade e qualidade nos serviços prestados pelos contadores estão entre as vantagens óbvias desse tipo de recurso. Confira abaixo outros benefícios que você irá obter ao adotar um assistente virtual:

Melhore a sua organização

Organização é a palavra-chave de qualquer gerenciamento eficiente!

Com um assistente virtual de contabilidade, você centraliza todas as informações de seus clientes em um mesmo ambiente, controla prazos, programa alertas e padroniza todas as suas funções.

Isso garante uma organização mais precisa, o que não só torna os processos mais céleres, como também muito mais seguros e menos passíveis de erros.

Automatize funções

Um dos grandes benefícios dos assistentes virtuais é a automatização de algumas tarefas burocráticas, como a pesquisa e a organização de dados fiscais, tributários, judiciais, entre outros semelhantes.

Antes repetitivas, essas tarefas agora podem ser feitas sozinhas através dos assistentes, eliminando processos meramente formais e burocráticos nas empresas.  

A automação contábil potencializa a redução de custos e melhora a organização como um todo, impulsionando significativamente os seus resultados.

Otimize o seu tempo

Como o programa automatiza tarefas e acelera diversos processos, os contadores contam com mais tempo livre para realizar outros trabalhos.

Mais que reduzir os possíveis erros gerados pela correria do dia a dia, isso também pode incluir a possibilidade de prestar serviços mais consultivos, voltados à inteligência gerencial de seus clientes!

Com os principais benefícios de um assistente virtual de contabilidade em mente, veja no próximo item como é o seu uso nas empresas do segmento.

Como as empresas de contabilidade podem utilizar os assistentes virtuais?

Para garantir que a situação legal das empresas atendidas esteja sempre em dia, é papel de todo contador averiguar as informações judiciais, cadastrais, tributárias, fiscais e de compliance de seus clientes.

O principal desafio nessa função é acessar diversos sites e buscar por diferentes fontes de informação diariamente, o que demanda muito tempo dos profissionais e os impede de atuar em outras obrigações mais relevantes.

A principal função de um bom assistente virtual de contabilidade é permitir que esse processo de pesquisa seja feito de forma automática, em que o contador programa buscas em diferentes sites para que o sistema as realize sozinho.

Esse tipo de software ainda mantém o controle de vencimento dos documentos, gerando atualizações para que, sem esforços, os prazos mantenham-se sempre em dia.

Além de agregar mais velocidade e qualidade nas tarefas rotineiras, um assistente virtual permite que o profissional amplie o foco de suas atividades, prestando serviços consultivos e de maior valor agregado aos consumidores.

Mais que um aliado para a realização de processos repetitivos, um assistente virtual na contabilidade agrega mais qualidade na busca, controle e atualização de informações, sempre em alinhamento com as necessidades de cada empresa.

Agora que você já sabe quais são os padrões de uso dos assistentes virtuais contábeis, no item seguinte, descubra os fatores que tornam o Prosoft Digi referência nessa área.

Por que o assistente Prosoft Digi é referência nessa área?

É indiscutível que a inteligência artificial tem um impacto significativo na contabilidade, mas os gestores precisam se manter atentos para garantir a escolha do sistema certo, que realmente atenda às suas demandas.

Desenvolvido para a utilização em nuvem, o Prosoft Digi automatiza todo o processo de busca de informações e de emissão de certidões, centralizando todos os dados em uma só plataforma.

No modelo de assistente virtual para contabilidade, o programa tem acesso a diversos sites públicos e privados. Com isso, ele busca, atualiza e controla informações tributárias, fiscais, judiciais e de compliance em um ambiente único.

Com os recursos oferecidos na plataforma, o controle da emissão e do vencimento das CNDs dos clientes se torna muito mais simples e totalmente seguro.

A automação das consultas ainda contribui para as boas práticas de gerenciamento corporativo dos clientes, já que garante muito mais assertividade para a tomada de decisões.

Entre os benefícios que tornam o Prosoft Digi referência absoluta no setor contábil, destacam-se:

  • Solução intuitiva e de autoatendimento em nuvem;
  • Centralização dos processos gerenciais, graças a um ambiente único para controlar e consultar certidões;
  • Mais segurança com a verificação de CNDs em períodos predeterminados;
  • Busca e atualização automática de certidões, com controles de status e alertas.

Como se não bastassem todas essas vantagens, em breve o sistema ainda terá acesso às informações de CNPJ, SINTEGRA e e-CAC.

E você, já conhecia os usos e benefícios de um bom assistente virtual para contabilidade? Ficou interessado nos recursos do Prosoft Digi? Então acesse o nosso site e saiba ainda mais sobre as nossas soluções! 

Prosoft Digi 1 Assistente virtual na contabilidade: conheça seu próximo aliado