Blog

Qual o impacto da Inteligência Artificial na Contabilidade?

A Inteligência Artificial na contabilidade tem se tornado mais pertinente do que nunca. Cada vez mais, a legislação contábil brasileira exige que as informações financeiras sejam armazenadas digitalmente. Além disso, a apuração de impostos deve ser enviada por meio de software compatível. A rápida expansão dessas normas e regulamentações, mesmo em um cenário de reforma tributária, tem exigido […]

A Inteligência Artificial na contabilidade tem se tornado mais pertinente do que nunca. Cada vez mais, a legislação contábil brasileira exige que as informações financeiras sejam armazenadas digitalmente. Além disso, a apuração de impostos deve ser enviada por meio de software compatível.

A rápida expansão dessas normas e regulamentações, mesmo em um cenário de reforma tributária, tem exigido que os serviços necessários para garantir o cumprimento dos requisitos se tornem cada vez mais mais automatizados.

Para você ficar por dentro da ascensão e dos impactos da Inteligência Artificial na contabilidade e de como essa tecnologia pode ser uma aliada para os contadores, continue a leitura!

Os benefícios da Inteligência Artificial

Nos últimos anos, os computadores e softwares de contabilidade aumentaram a capacidade do contador para interpretar e relatar dados com mais rapidez, eficiência e eficácia. Em conjunto com a Inteligência Artificial (IA), essas soluções tecnológicas têm fornecido resultados extremamente precisos, substituindo até mesmo a intervenção humana em determinadas tarefas.

Embora as técnicas de IA, como o aprendizado de máquina, não sejam novas, e o ritmo da mudança seja rápido, sua adoção na contabilidade ainda é recente, mas não menos promissora.

Portanto, esse é um caminho sem volta e a IA já está batendo à porta dos escritórios contábeis. Conforme a Forbes, até 2020, a Inteligência Artificial será capaz de automatizar totalmente as tarefas de contabilidade, bem como outras tarefas financeiras, como impostos, folha de pagamento, auditorias e serviços bancários.

Vale ressaltar que, independentemente da aplicação da IA na Contabilidade, é indiscutível e essencial a participação do profissional de Contabilidade em todo o processo.

As aplicações da Inteligência Artificial na contabilidade

São vários os usos da Inteligência Artificial na contabilidade. Ela pode ser aplicada no cálculo de tributos e na identificação de pontos de auditoria, realizar classificação fiscal de documentos fazer a análise de comportamento dos indicadores de resultado, por exemplo.

Por meio de algoritmos, a IA pode reconhecer padrões e aprender contextualmente. O fato de que a Inteligência Artificial nunca se cansa, combinada com sua completa falta de preconceito e menor margem de erro, faz dela uma tecnologia fundamental para a análise financeira.

Hoje, já existem sistemas de contas a pagar com faturamento baseado em IA, que podem tornar o processamento de faturas muito mais simplificado graças aos fluxos de trabalho digitais implementados.

Além disso, a digitalização dos processos de auditoria ajudará a aumentar a segurança e agilidade. Assim, permitindo uma trilha digital de quando e por quem cada arquivo foi acessado.

No entanto, em vez de substituir os contadores, a IA assumirá determinadas tarefas para que os humanos possam se concentrar em atividades mais complexas, que exigem melhores insights criativos que as  máquinas não tem a capacidade de realizar.

Com isso, os contadores deixam de executar tarefas simples, como acompanhar recibos e fornecer relatórios básicos. Agora, eles devem atuar também como consultores, evoluindo as organizações contábeis.

O futuro da contabilidade com a tecnologia IoT

A contabilidade, como boa parte dos setores, está sendo radicalmente impactada pela crescente influência da Internet das Coisas (IoT). A IoT torna mais fácil manter o controle de recursos das empresas, e isso tem implicações importantes quando ela é utilizada em conjunto com a Inteligência Artificial.

A IoT e a IA não apenas possibilitam o rastreamento de inventário sem contagem manual, como permite que as organizações saibam em qualquer momento a sua posição atual de ativos, por exemplo.

Talvez a maneira mais importante como a IoT e a Inteligência Artificial mudam a forma como os contadores trabalham esteja relacionada com a tomada de decisões financeiras. A visibilidade em tempo real de informações, que complementam os dados do ERP e dos sistemas contábeis, permite uma visão mais clara da empresa.

Ainda, a IoT pode fornecer dados históricos sobre atividades anteriores, enquanto a IA rastreia os dados econômicos relacionados às vendas, para que as organizações tenham uma ideia melhor sobre as necessidades orçamentárias de projetos futuros.

As máquinas da Inteligência Artificial na contabilidade podem analisar com eficiência e precisão uma quantidade enorme de dados, identificar padrões e aprender a tratar vários tipos de informações.

Já os humanos estarão livres para assumir as tarefas para as quais são mais adequados, como aconselhamento sobre planejamento tributário, discussão de operações e de caminhos para a eficiência da empresa e a otimização de seus resultados, entre outras.

A inteligência Artificial não vai substituir contadores: nunca!

O avanço da AI é natural e faz parte de uma revolução histórica que não temos mais como interromper. Diante desse cenário, não precisamos ter medo de sermos substituídos pelas máquinas, mas sim tirar proveito do que nós mesmos criamos para aprimorar o nosso trabalho.

Com isso, a chave para o futuro da contabilidade digital é unir pessoas e máquinas, permitindo que cada parte contribua em áreas nas quais são mais capacitadas.

E você, já conhecia as aplicações da Inteligência Artificial na contabilidade? Já ouviu falar em contabilidade colaborativa? Consulte nosso outro artigo e saiba mais sobre como o mundo contábil está em evolução!

 

prosoft intax wolters kluwer Qual o impacto da Inteligência Artificial na Contabilidade?