Blog

Como otimizar a digitação de lançamentos contábeis?

Otimizar os lançamentos contábeis pode ser um dilema para muitos contadores. No entanto, existe uma opção que permite segurança, agilidade e redução de tempo.

Em uma segunda-feira, o contador Rogério recebeu um telefonema de um dos seus clientes mais importantes. O cliente comentou com Rogério que tinha realizado um alto investimento, com base nos resultados apresentados para a sua empresa, por meio das demonstrações financeiras, e descobriu que não teria, efetivamente, condições de arcar com o investimento.

Rogério logo percebeu que o erro deveria ter ocorrido durante os lançamentos contábeis realizados por sua equipe. Ele sabia que sua equipe estava com alta carga de trabalho e sofria com a desorganização dos arquivos.

A história de Rogério é fictícia. No entanto, é algo que ocorre constantemente dentro dos escritórios de contabilidade.

Os erros gerados nos lançamentos contábeis promovem prejuízos de alto impacto para os empreendedores e fazem com que os escritórios percam credibilidade no mercado. É justamente por isso que os contadores querem entender a importância de otimizar lançamentos contábeis.

Se você chegou até aqui, é porque também deseja encontrar exemplos de lançamentos contábeis desenvolvidos com mais agilidade e segurança, certo?

Ótimo, pois, neste artigo, vamos explicar o que você precisa saber para otimizar os processos do seu escritório.

Como otimizar lançamentos contábeis?

A eficiência de uma determinada tarefa exige alguns requisitos, como redução de mão de obra, tempo e recursos financeiros. Tendo em vista esses requisitos, a otimização dos lançamentos da contabilidade pode ser realizada por meio de três opções:

Importação das informações

É comum que os escritórios ainda efetuem a digitação das informações de forma manual, como fazer lançamentos contábeis no livro diário. Isso consome muito tempo da equipe e tem uma alta margem de erro na digitação.

A maneira mais eficiente para resolver o problema é utilizar um software que permita a importação das informações via Excel. Desta forma, o escritório terá aumento da produtividade e não precisará realizar a digitação manual.

Integração com outros sistemas

Para realizar a otimização do registro dos fatos contábeis, é importante contar com um software que tenha integração com outros sistemas de gestão do mercado. Isso possibilita um diferencial que proporciona produtividade e segurança no processo fiscal e contábil.

Gestão estratégica

Contar com a tecnologia é fundamental para otimizar os processos, mas a gestão estratégica também é indispensável. Por meio dela, o contador conseguirá analisar as informações para desenvolver ações que garantam uma otimização de qualidade.

Uma boa gestão estratégica ainda garantirá que o contador diferencie a sua contabilidade e ganhe, cada vez mais, credibilidade no mercado ao agregar valor em seus serviços.

Principais erros para você não cometer!

Até os profissionais mais experientes podem cometer erros nos cálculos. Há muitos motivos para isso ocorrer, mas existe um que merece atenção: a falta de recursos tecnológicos para otimizar os processos.

Por exemplo: o excesso de trabalho gerado pela falta de otimização faz com que os profissionais tenham um desgaste muito alto que é gerado por trabalhos manuais que consomem tempo. Esse desgaste acaba prejudicando a produtividade e provocando erros que poderiam ser evitados.

Emissão da nota fiscal 

A emissão da nota fiscal exige o preenchimento de campos inerentes ao ISS, PIS e COFINS. É comum, por exemplo, que haja falhas quando a emissão é realizada por pessoas que não têm conhecimento no assunto. 

É fundamental que o processo seja realizado de forma adequada para que não haja qualquer prejuízo para a empresa. Um sistema de gestão contábil pode ser essencial para automatização do processo de emissão da nota. 

Agenda de pagamentos

Quando o pagamento de tributos e salários são realizados de forma desorganizada, é comum que haja problemas com os lançamentos e geração de guias. Esses problemas, é sempre bom lembrar, acabam se acumulando e gerando problemas para a empresa do cliente. 

Arquivos desorganizados 

O setor de documentação precisa ser bem organizado para que certificar que tudo o que está declarado é real. Quando não há organização, é comum que o escritório acabe com problemas de duplicidade e até omissão de lançamentos. 

 

Como o Prosoft Contabilidade auxilia na prática?

A solução, desenvolvida pela Prosoft, permite ao contador fazer a escrituração conforme as regras vigentes e ainda gerar demonstrativos e obrigações, como balanços, balancetes, impostos a recolher e declarações.

Benefícios e vantagens do Prosoft Contabilidade para lançamentos contábeis

O software da Prosoft Contabilidade permite realizar as tarefas contábeis de maneira muito rápida, simples e com segurança.

Isso porque o sistema é desenvolvido com uma função que permite ao contador a importação dos dados por meio do Excel.

De forma concreta, a funcionalidade possibilita otimizar o tempo do profissional contábil, aumentando a produtividade já que não precisará fazer a tarefa manualmente.

Além disso, reduz os custos com serviços de automação e gera valor para o cliente, pois minimiza o volume de documentos solicitados.

Outro destaque relevante é que o profissional não precisará pensar em como fazer lançamentos contábeis no livro diário de forma rápida. A planilha permitirá a integração com otimização.

O Prosoft Contabilidade ainda é constantemente atualizado com as mudanças na legislação. Isso significa que o contador atuará dentro da legalidade de forma automática e ainda obterá segurança para atender clientes de diversos regimes de tributação.

Ainda vale destacar que a ferramenta é desenvolvida com o Prosoft Conecta, que é um hub de APIs e tem integração com sistemas de gestão de mercado.

Ou seja, o escritório receberá automaticamente todas as informações contábeis e fiscais dos clientes diretamente dos ERPs. O que fará com que haja a eliminação de processos demorados de importação de TXTs e XMLs.

Vale ainda destacar que os benefícios do Prosoft Contabilidade vão muito além dos mencionados neste artigo. Por isso, recomendamos fortemente que você conheça todos. Eles são fundamentais para modernizar e aperfeiçoar os processos operacionais.

Entre em contato e saiba definitivamente como o sistema permitirá otimizar seus lançamentos contábeis e ainda propor outras soluções inteligentes para as tarefas contábeis que permitirão agregar valor aos serviços ofertados aos seus clientes.