Blog

Transformação digital nos escritórios de contabilidade

A transformação digital chegou ao escritório contábil. Com isso, o papel do contador está se transformando, rapidamente, devido às novas tecnologias. Isso possibilita que o profissional contábil moderno não fique mais sobrecarregado com tarefas manuais e repetitivas, como digitação de lançamentos, por exemplo. Em vez disso, os softwares de contabilidade estão viabilizando cada vez mais a automatização […]

A transformação digital chegou ao escritório contábil. Com isso, o papel do contador está se transformando, rapidamente, devido às novas tecnologias.

Isso possibilita que o profissional contábil moderno não fique mais sobrecarregado com tarefas manuais e repetitivas, como digitação de lançamentos, por exemplo. Em vez disso, os softwares de contabilidade estão viabilizando cada vez mais a automatização de tarefas operacionais.

Assim, o papel do contador está migrando para um perfil de consultor de negócios, que ajudará os clientes mais proativamente com questões como avaliação do passivo empresarial e de investimentos. Assim, fornecendo um suporte mais qualificado e abrangente para o sucesso do negócio.

Tem dúvidas sobre isso? Então, a seguir, confira as principais razões pelas quais a tecnologia está transformando a organização contábil.

É o fim das atividades manuais?

Os custos de tecnologia estão caindo e a taxa de adoção digital está aumentando. Por isso, muitas tarefas que os contadores faziam até hoje não devem ser mais executadas, em um futuro próximo, devido à automação de processos, inteligência artificial e aprendizado de máquina.

Hoje, a coleta e o processamento de dados podem ser feitos de forma totalmente autônoma, o que libera os profissionais para desenvolverem novas habilidades e competências, que geram mais valor ao serviço contábil.

Nos próximos anos, as empresas utilizarão uma combinação de máquinas inteligentes e contadores especializados para ter inteligência de negócio. Portanto, cada vez mais, os empresários começarão a procurar mais talentos tecnológicos entre os contadores.

Transformação digital e o papel do contador do futuro

Os contadores precisarão adotar os rápidos avanços na tecnologia contábil, se quiserem permanecer relevantes no mercado. Isso inclui se manter atualizado com as tendências tecnológicas, otimizar e adaptar o software de contabilidade atual para atender às necessidades de sua empresa e estar aberto para aprender mais sobre tecnologias avançadas e análise de dados.

Atualmente, os novos sistemas têm o poder de superar os métodos de contabilidade tradicionais em termos de eficiência, precisão e velocidade. Isso ajudará a reduzir o trabalho de digitação de lançamentos e a minimizar erros e retrabalhos.

A tecnologia também permite que os contadores ofereçam aos seus clientes o acesso aos seus dados a qualquer momento e em qualquer lugar, com apenas alguns cliques.

Com menos tarefas administrativas e entrada de dados otimizadas, os escritórios contábeis podem considerar oferecer, por exemplo, serviços de consultoria e relatórios de inteligência avançados. Ao tornar-se um consultor de negócios, o contador poderá revisar os dados financeiros da empresa do cliente, identificar quaisquer problemas e apresentar soluções de modo proativo e valioso.

Como criar uma cultura de transformação digital?

Os escritórios contábeis não devem se restringir apenas a terem um departamento de TI bem equipado. Em vez disso, é preciso ter uma mentalidade digital dentro da empresa, sendo compartilhada com todos e com soluções tecnológicas sendo adotadas em todos os setores.

Tornar digital uma organização contábil requer a contratação de pessoal com conhecimento digital ou, pelo menos, demonstrar entusiasmo pelo aprimoramento de habilidades. Será preciso identificar deficiências no negócio e, em seguida, buscar as habilidades certas para preencher as funções em aberto. O treinamento também é uma ótima maneira de reter, valorizar e aperfeiçoar seus talentos internos.

Com a implementação dos mais recentes equipamentos e softwares, as empresas podem explorar novos serviços para expandir suas operações e lucratividade. A tecnologia pode otimizar sua produtividade, realizando cálculos e previsões complexas com resultados de valor para os clientes.

Portanto, se você quiser expandir sua carteira de clientes por meio de serviços de valor, é preciso investir na transformação digital.

E então, você está pronto para a transformação digital? Confira nosso outro artigo sobre como tem ocorrido a evolução das organizações contábeis e prepare-se para essa realidade!

 

prosoft intax wolters kluwer Transformação digital nos escritórios de contabilidade