Blog

Contabilidade digital: como ela pode ser uma aliada para a sua empresa?

A contabilidade, assim como qualquer outra área, está sendo remodelada rapidamente pela digitalização. Hoje em dia, a tecnologia fornece subsídios para soluções mais ágeis, mesmo para problemas complexos. Surge aí a contabilidade digital. Para você ter uma ideia de como a digitalização de processos afetou as práticas contábeis mais tradicionais, vamos apresentar algumas das tendências atuais […]

A contabilidade, assim como qualquer outra área, está sendo remodelada rapidamente pela digitalização. Hoje em dia, a tecnologia fornece subsídios para soluções mais ágeis, mesmo para problemas complexos. Surge aí a contabilidade digital.

Para você ter uma ideia de como a digitalização de processos afetou as práticas contábeis mais tradicionais, vamos apresentar algumas das tendências atuais e quais são as previsões para o futuro da contabilidade. Continue a leitura e saiba mais!

Quais os benefícios da digitalização na contabilidade?

A escrituração contábil digital já é uma realidade no Brasil. Desde 2007, o Governo Federal vem aprimorando o cumprimento de obrigações legais por meio de ferramentas on-line. Nesse processo, as tarefas que antes exigiam muita mão de obra e burocracia, agora são otimizadas e realizadas facilmente via internet.

Esse movimento permitiu que as empresas brasileiras investissem em tecnologias digitais, o que proporcionou maior rapidez nas atividades contábeis, diminuição de erros e retrabalhos. Em pouco tempo os softwares conseguirão efetuar cálculo de impostos, folha de pagamento e auditorias de forma totalmente automatizada na contabilidade digital.

Isso permite que os contadores e empresários tenham um melhor acesso a uma variedade de informações em tempo real, a partir de um número maior de fontes. Assim, permitindo tomadas de decisões mais fundamentadas e céleres.

Isso quer dizer que os contadores serão substituídos por robôs?

Não! Apenas quer dizer que as rotinas contábeis estão se modernizando, assim como as atribuições dos contadores, que deverão ser cada vez mais estratégicas. Essas tecnologias não tornam redundante o fator e a criatividade humana. Ou seja, apenas fornecem melhores subsídios para seu trabalho.

Assim, tecnologias como computação em nuvem, inteligência artificial (IA) e blockchain têm capacitado cada vez mais o trabalho dos contadores. Se por um lado a tecnologia reduz as tarefas de entrada de dados manuais, por outro lado, ela melhora a velocidade, precisão e qualidade dos dados.

Aos poucos, os contadores deixarão de lado as atividades manuais para evoluir para funções de consultores e analistas de alto valor agregado.

Dessa forma, por mais que a tecnologia dê acesso aos melhores dados, os contadores ainda precisarão aplicar essas informações ao mundo real para fornecer insights cruciais sobre os negócios de seus clientes – e essa capacidade é exclusiva dos profissionais, não podendo ser executada criativamente por máquinas.

Como a contabilidade digital está melhorando os negócios?

Praticamente todas as empresas, independentemente do porte ou setor de atuação, precisam de um contador (ou uma organização contábil) para cuidar de tudo relacionado às suas finanças, obrigações tributárias, entre outras incumbências.

Mesmo em tempos difíceis, as empresas precisam da contabilidade. Conforme o mercado se torna mais competitivo, faz sentido que as organizações busquem um contador que possa aconselhá-las rapidamente, estando prontos para tomar decisões em um mundo mutável e exigente.

Por exemplo, se uma empresa deseja expandir suas operações, o contador pode calcular rapidamente qualquer imposto que ele terá em um futuro próximo e aconselhá-la sobre o melhor enquadramento do negócio.

Embora um bot (como também é chamada essa tecnologia) possa tornar a contabilidade mais ágil e eficiente, ele ainda não pode substituir os anos de conhecimento do setor que um contador possui.

Na era do big data, automação, inteligência artificial e análise preditiva, a função de contador pode agregar cada vez mais valor aos negócios por meio de maior precisão, eficiência e visão estratégica. No entanto, para aproveitar os benefícios da contabilidade digital, é preciso saber escolher o melhor parceiro contábil e continuar investindo em inovação e tecnologia.

E você, ficou interessado em saber mais sobre as aplicações da contabilidade digital? Então, consulte nosso outro artigo e conheça os 7 motivos para abraçar a contabilidade colaborativa.

 

prosoft intax wolters kluwer Contabilidade digital: como ela pode ser uma aliada para a sua empresa?