Blog

Contabilidade digital é favorecida pela pandemia e vira tendência!

A contabilidade digital já era uma tendência em crescimento, mas ganhou ainda mais força com a atual pandemia. Saiba mais sobre ela e suas possibilidades!

Considerada uma tendência em plena expansão no mercado mundial, a contabilidade digital teve sua adesão significativamente ampliada durante a pandemia da COVID-19.

Desde o início da atual situação de calamidade gerada pelo coronavírus, mais de 400 mudanças na legislação foram feitas em âmbito federal. 

Isso só reforça a importância dos contadores durante a crise, que precisam auxiliar as empresas a se adequarem às novas exigências legais, em um contexto contábil que já era complexo e desafiador mesmo em tempos de normalidade.

Porém, as próprias contabilidades enfrentam problemas no cenário de isolamento social. Segundo pesquisas recentes do setor, cerca de 30% dos profissionais da área apresentam dificuldades para se atualizar, 21,7% em receber os documentos dos clientes no prazo, 13,6% em manter sua carteira de parceiros e 12% em reduzir despesas.

Felizmente, a contabilidade digital é a solução ideal para superar esses desafios, reunindo tecnologias e ferramentas capazes de agregar mais valor aos serviços contábeis e de otimizar suas rotinas, mesmo à distância.

A seguir, entenda melhor os fatores que deram força ao conceito durante a pandemia e os principais benefícios que você pode gerar ao aderir a ele!

Por que este conceito ganhou força durante a pandemia?

Como mencionamos na introdução, a contabilidade digital é uma tendência em pleno crescimento.

Na verdade, ela é um reflexo do contexto de transformação digital, que consiste no aumento da eficiência, no aprimoramento de processos, na otimização de resultados e no crescimento da produtividade das companhias.

Isso quer dizer que, se as empresas tiveram que acelerar sua digitalização durante a pandemia, os motivos estão diretamente ligados aos novos desafios econômicos e legais impostos pela crise de mercado, que vão muito além do distanciamento físico dos consumidores.

Dessa forma, a contabilidade digital não apenas se aproveita dos avanços tecnológicos para aprimorar sua atuação, como também fornece meios para que as empresas façam mais com o mesmo!

Através da digitalização, o acompanhamento das necessidades e das demandas dos clientes agora pode ser feito de maneira muito mais individual, constante e personalizada.

Isso porque, as ferramentas digitais aceleram, facilitam e diminuem a incidência de erros durante diferentes processos, desde a coleta de informações e avaliação de documentos, até a geração de relatórios, controles burocráticos, verificação de transações, e assim por diante.

Um reflexo direto desse processo é a economia de tempo e o ganho de precisão que esses recursos agregam aos serviços, o que aumenta o valor das soluções fornecidas pelos contadores e ainda libera tempo para que os mesmos atuem de maneira mais consultiva e estratégica.

Ou seja, a contabilidade digital não surgiu para substituir os profissionais contábeis, mas sim para fornecer ferramentas e insights que lhes permitam elevar sua competitividade e também sua relevância perante os clientes.

Assim, os negócios contratantes podem desfrutar de contadores mais engajados, completos e eficientes, capazes de atender às suas reais necessidades e de fornecer o melhor apoio possível para a superação dos momentos de crise.

No próximo item, entenda melhor as tendências, vantagens e possibilidades da contabilidade digital.

Como a contabilidade digital deve transformar o segmento contábil?

Se levarmos em conta que a maioria dos escritórios contábeis ainda não aderiram à contabilidade digital, é fácil perceber como esse é um importante diferencial competitivo para conquistar e fidelizar cada vez mais parceiros.

Como a grande maioria dos contadores ainda trabalham de maneira tradicional, os escritórios capazes de aderir com excelência à transformação digital certamente terão mais destaque e sucesso perante as empresas contratantes.

Assim, dominar os melhores softwares e plataformas para aperfeiçoamento de processos é fundamental para qualquer contabilidade que deseja se diferenciar na área em que atua.

Além disso, como a tendência é que a tecnologia seja cada vez mais presente e essencial nas organizações, é natural que muitos negócios deixem para trás aqueles contadores que ainda não dominam seus principais avanços.

Portanto, mais do que diminuir erros e aumentar a eficácia dos serviços, a contabilidade digital se destaca por permitir um atendimento único para cada cliente, de forma que os mesmos enxerguem a contratação do contador como uma necessidade primária em suas empresas.

Ao acompanhar as tendências do mercado e oferecer o que existe de melhor em termos de eficiência e inovação, os profissionais contábeis criam uma maior conexão com o seu público e agregam mais valor ao seu papel profissional.

Assim, a contabilidade digital é ideal e muito valorizada por qualquer perfil de empresa, desde as pequenas e médias, que precisam de um bom suporte para o seu gerenciamento, até as grandes companhias, que necessitam de apoio para lidar com seu grande volume de demandas e informações!

Porém, para que todos esses benefícios sejam possíveis, ressaltamos que é fundamental que os contadores tenham acesso às melhores ferramentas na área. Saiba mais sobre elas no item seguinte.