Blog

BPO financeiro: o que é e como seu escritório contábil pode oferecer esse serviço

Entenda o que é BPO financeiro, quais serviços ele inclui, como o seu escritório contábil pode implementá-lo, quais são os seus benefícios e sua importância!

O BPO financeiro é um tipo de serviço em que o escritório contábil atua na terceirização da gestão financeira de seus parceiros.

A sigla BPO se refere a Business Process Outsourcing, que significa Terceirização de Processos de Negócio. Essa é uma tendência crescente no mundo todo, em que as empresas agregam mais eficiência, segurança e agilidade ao transferir áreas administrativas para especialistas terceirizados.

Quando as áreas contábil e financeira de um negócio estão alinhadas, o mesmo pode garantir resultados muito melhores em termos de organização e lucratividade.

É justamente esse tipo de diferencial que os contadores oferecem através do BPO financeiro. Afinal, os profissionais já lidam com as demandas fiscais, trabalhistas e societárias de seus parceiros, e podem agregar ainda mais valor em seus serviços ao incluir um apoio financeiro estratégico.

Para que você entenda melhor o conceito e descubra como se beneficiar dele, a seguir veja: 

  • Quais serviços são incluídos no BPO;
  • Como identificar se um cliente precisa dele;
  • Os melhores meios de implementá-lo;
  • Sua importância e principais vantagens.

Quais os serviços inclusos no BPO financeiro?

O BPO financeiro conta com possibilidades muito abrangentes, já que qualquer operação financeira pode ser terceirizada.

Ao escritório contábil, cabe identificar as maiores necessidades da organização e adotar práticas que garantam conformidade com as suas principais exigências estratégicas e legais.

Muitas atividades financeiras são passíveis de terceirização, como:

  • Elaboração de fluxo de caixa;
  • Conciliação bancária;
  • Gestão das contas a pagar e a receber;
  • Análise de crédito;
  • Lançamento de documentos fiscais;
  • Gerenciamento de indicadores financeiros;
  • Controladoria financeira.

No caso da controladoria, os contadores terceirizados para lidar com o financeiro adotam um papel ainda mais relevante dentro das empresas, já que fornecem apoio para as decisões empresariais a partir do planejamento financeiro da organização e seus objetivos.

Outra possibilidade, dentre as diversas oferecidas, é a realização de orçamentos empresariais, em que o especialista verifica potenciais investimentos para o futuro do negócio e determina para quais áreas cada recurso será direcionado.

Entre as responsabilidades mais importantes do BPO financeiro, também está a fiscalização e revisão de processos internos, que visam a redução de problemas de gerenciamento financeiro e gastos trabalhistas.

Agora que você já sabe quais são as funções do escritório contábil no segmento, no próximo item, descubra como reconhecer se o seu cliente precisa do BPO financeiro!

Como identificar se um cliente precisa de BPO Financeiro?

Muitos fatores podem indicar a necessidade de uma empresa em adotar o BPO financeiro.

Em primeiro lugar, reconheça se o negócio possui profissionais internos para a realização de atividades financeiras. Essa costuma ser uma carência comum em pequenas e médias organizações.

Outro sinal recorrente ocorre em empresas que estão crescendo. Nesses casos, é normal que a equipe financeira não consiga acompanhar o aumento das demandas e as mudanças nos processos.

Isso gera falhas nas movimentações, inconformidades nos registros, problemas no acompanhamento da saúde financeira e até mesmo multas, o que só reforça a necessidade do BPO financeiro.

A terceirização também é ideal quando o escritório contábil percebe que seus parceiros não conseguem otimizar seu gerenciamento, seja por adotarem controles manuais ou por apresentarem dificuldades em manter processos financeiros eficazes, o que pode ocorrer por falta de conhecimento, tempo ou experiência.

No item seguinte, descubra os melhores caminhos para implementar o serviço de BPO financeiro na sua contabilidade!

Como implementar um serviço de BPO Financeiro no escritório contábil?

Para oferecer os serviços de BPO financeiro, primeiro comece de dentro para fora. Isso significa que você precisa gerenciar as finanças de seu próprio escritório contábil, no padrão de qualidade que você espera entregar aos seus clientes.

Iniciar as operações internamente é de suma importância, pois funciona como um teste para a nova solução que será ofertada por sua empresa, que é passível de correções e melhorias prévias.

No momento da implementação, selecione bem os seus primeiros clientes. Procure começar com organizações não muito complexas, que ao mesmo tempo não precisem lidar com muitos documentos, mas que já enfrentam problemas por falta de organização financeira.

Depois de comprovar o valor dos serviços e adequá-los da melhor maneira possível com seus primeiros parceiros, comece a planejar meios e levantar recursos para que os serviços se tornem ainda mais completos.

Para isso, invista em novos profissionais, prezando por sua experiência e qualificação. Avalie também quais são as principais demandas financeiras das empresas interessadas e desenvolva soluções que sejam voltadas a essas necessidades.

Não deixe de mapear todos os processos do seu BPO financeiro, a fim de criar um bom fluxo para os trabalhos. Padronize suas atividades, estabeleça uma rotina, avalie os resultados e não abra mão de melhorias contínuas.

Um dos cuidados mais importantes nesse sentido é saber como escolher o melhor software de gestão para o seu escritório contábil. Esse tipo de solução automatiza tarefas, garante mais precisão no gerenciamento e permite que os profissionais adotem funções mais estratégicas.

Lembre-se que não existe uma receita pronta para o BPO financeiro: cada organização precisa compreender suas oportunidades, desenvolver suas próprias rotinas e criar fluxos de trabalhos que agreguem mais valor aos seus clientes.

Com os melhores caminhos para a implementação do BPO financeiro em mente, a seguir, saiba mais  sobre suas principais vantagens.

Quais as principais vantagens do BPO Financeiro?

Como você conferiu até aqui, o BPO financeiro é repleto de possibilidades e pode agregar benefícios muito significativos, não só para o escritório contábil, mas também para seus clientes.

Entre as principais vantagens da terceirização financeira para as contabilidades, destacam-se:

  • Maior valor agregado aos serviços oferecidos;
  • Aumento dos rendimentos;
  • Mais segurança financeira;
  • Alinhamento às novas demandas do mercado;
  • Ganhos em termos de experiência e eficiência;
  • Posicionamento como referência nos segmentos financeiro e contábil.

Já para as empresas, o BPO financeiro proporciona benefícios como:

  • Mais assertividade e facilidade na tomada de decisões;
  • Menores gastos;
  • Previsibilidade e clareza para a gestão;
  • Segurança financeira;
  • Especialistas sempre à disposição;
  • Aumento da produtividade.

Assim, ao integrar dados na contabilidade e na área financeira, o BPO se destaca como um dos diferenciais mais importantes a serem adotados pelos escritórios contábeis.

A transformação digital tornou o mercado muito mais dinâmico e complexo, o que reforça o valor de serviços capazes de tornar o gerenciamento financeiro das empresas mais preciso, assertivo e vantajoso.

Cada vez mais contadores aderem ao BPO financeiro porque, através dele, é possível posicionar-se como um parceiro estratégico indispensável para as organizações, fornecendo uma visão clara de futuro e garantindo plena viabilidade em suas finanças.

A automação contábil é outro fator que aumenta a relevância desse tipo de serviço. Como mencionamos nas dicas de implementação, os sistemas de gerenciamento, que contam com tecnologias para a análise de dados, assistentes virtuais e outras semelhantes, são inerentes a esse tipo de especialidade.

Com eles, os profissionais otimizam as tarefas contábeis e financeiras, potencializam a redução de custos, garantem decisões mais assertivas, agilizam as tarefas cotidianas e agregam muito mais segurança aos seus clientes!

Você já conhecia o conceito de BPO financeiro? Quer obter as melhores soluções para implementar o serviço no seu escritório contábil? Então, conheça agora mesmo as soluções Prosoft Contabilidade!