Blog

Tecnologia de análise de dados: como ela pode ser uma aliada na tomada de decisões

As organizações contábeis enfrentam um ambiente de negócios cada vez mais exigente e mutável. Essa dinâmica tem feito com que os contadores tenham de desenvolver novas habilidades, tais como a análise de dados, para permanecerem competitivos no mercado e entregarem um trabalho ainda mais relevante às novas demandas. Hoje em dia, o big data se […]

As organizações contábeis enfrentam um ambiente de negócios cada vez mais exigente e mutável. Essa dinâmica tem feito com que os contadores tenham de desenvolver novas habilidades, tais como a análise de dados, para permanecerem competitivos no mercado e entregarem um trabalho ainda mais relevante às novas demandas.

Hoje em dia, o big data se tornou fundamental para ajudar as empresas a descobrirem insights valiosos em suas finanças e identificarem melhorias no processo que podem aumentar a eficiência e levar a um gerenciamento mais assertivo dos riscos de um negócio.

Portanto, se você é contador, está na hora de conhecer mais sobre a análise de dados e seus impactos em seu trabalho. Confira o artigo de hoje e saiba mais!

Como funciona a análise de dados na contabilidade?

A contabilidade sempre foi uma área que envolve o pensamento analítico. É preciso matemática e ordem para analisar as transações comerciais de uma empresa. No entanto, essa tarefa se torna ainda mais central quando o contador passa a analisar o big data e a praticar a contabilidade consultiva.

Cada vez mais se espera que os contadores agreguem valor à tomada de decisões de seus clientes. Essa inteligência nos negócios envolve o uso de técnicas avançadas e de ferramentas de análise nos dados obtidos de diferentes fontes.

Hoje, as empresas geram uma infinidade de dados brutos que podem ajudar a melhorar os negócios e a antecipar necessidades de clientes finais. O desafio fica por conta de saber gerenciar esse grande volume de dados e coletar informações úteis e acionáveis.

Portanto, o verdadeiro valor do Big Data não ocorre no momento em que os dados são compilados, mas quando as decisões são tomadas usando insights gerados a partir deles. E, para alcançar esse objetivo, é preciso entender o contexto de negócios. Os contadores não apenas entendem esse contexto, mas o vivenciam no dia a dia, o que o torna um parceiro ainda mais estratégico das empresas atualmente.

Qual é a importância do Big Data para as empresas?

O domínio da análise de dados pode ajudar as organizações a obterem uma série de benefícios, como uma margem de lucro maior ou uma vantagem competitiva no mercado.

Uma empresa pode entender melhor seus clientes com a ajuda da análise de dados, prevendo os seus desejos e necessidades com antecedência e oferecendo a eles um melhor serviço e produtos mais aderentes a seus anseios.

Além disso, as organizações podem minimizar as reclamações dos consumidores com facilidade usando ferramentas que detectam automaticamente comentários negativos nas redes sociais. Como resultado, é possível agir imediatamente e de modo certeiro.

Alguns especialistas preveem que as empresas que ignoram o Big Data podem ser forçadas a fecharem seus negócios no médio ou longo prazo. Isso ocorre porque a análise de dados é uma área em que as mudanças ocorrem mais rapidamente do que muitas empresas podem ou conseguem se adaptar.

Conforme previsões, espera-se que, até o ano que vem, 80% das empresas comecem a desenvolver competências na área da alfabetização em dados para não ficarem para trás nesse novo cenário. E isso, naturalmente, exercerá cada vez mais impacto nas habilidades necessárias aos profissionais – incluindo o contador.

Como as organizações contábeis estão se atualizando?

Os contadores já fazem análises em seu trabalho diário. Eles calculam somas, médias e alterações percentuais para relatar resultados de vendas, risco de crédito de empresas, custo por cliente ou disponibilidade de estoque, por exemplo. Entretanto, para as demandas atuais, apenas isso já não é suficiente.

Agora, é preciso fazer análises mais aprofundadas para prever resultados futuros com base em relações estatísticas encontradas em dados históricos, por exemplo, agregando um valor ainda mais estratégico à entrega feita ao cliente.

O advento do big data oferece modelos avançados de auditoria que prevê maior rigor, eficiência e precisão, bem como novas oportunidades de negócios para encontrar padrões no comportamento do cliente e tendências de mercado para impulsionar a estratégia da empresa.

Dessa forma, a importância da análise de dados leva a uma intensa concorrência e ao aumento da demanda por uma contabilidade consultiva. Com isso, o Big Data, assim como outras tecnologias emergentes, fornece às organizações a chance de identificar e utilizar oportunidades do mercado para expandir os seus negócios.

Você já conhecia a importância da análise de dados e os benefícios dela para a tomada de decisão? Para saber mais sobre esse e outros temas importantes, leia também nosso artigo sobre os 7 motivos para abraçar a contabilidade colaborativa.

 

prosoft intax wolters kluwer Tecnologia de análise de dados: como ela pode ser uma aliada na tomada de decisões