Blog

Contabilidade consultiva: porque ela é o caminho para o futuro?

Independentemente da área de atuação, os serviços contábeis de qualidade são sempre uma necessidade para qualquer empresa. No entanto, para aquelas que buscam o sucesso e uma  maior eficiência nos negócios, é preciso investir em novos serviços, como é o caso da Contabilidade Consultiva. Modelos tradicionais de contabilidade podem ter uma longa história de sucesso, mas […]

Independentemente da área de atuação, os serviços contábeis de qualidade são sempre uma necessidade para qualquer empresa. No entanto, para aquelas que buscam o sucesso e uma  maior eficiência nos negócios, é preciso investir em novos serviços, como é o caso da Contabilidade Consultiva.

Modelos tradicionais de contabilidade podem ter uma longa história de sucesso, mas quando se quer construir uma base maior de clientes, tentar novas abordagens pode fazer toda a diferença.

Por isso, neste artigo, vamos mostrar o porquê de a Contabilidade Consultiva ser o futuro da contabilidade, apresentando os seus benefícios para as empresas. Continue a leitura para saber mais!

O que é Contabilidade Consultiva?

A Contabilidade Consultiva envolve a coleta de informações contábeis úteis para serem utilizadas em planos de negócios e tomadas de decisões empresariais. A ideia é promover uma gestão eficaz, gerar economia e identificar oportunidades de negócio.

Com o avanço da tecnologia e a desburocratização das obrigações contábeis, o profissional da contabilidade agora conta com mais tempo para oferecer um serviço de consultoria, o que tem se tornado extremamente importante para empresas que almejam crescimento em um ambiente mutável, dinâmico e concorrido.

Por outro lado, os empresários também estão cada vez mais exigentes, esperando que a empresa contábil ofereça serviços além do tradicional monitoramento de guias, obrigações e folhas.

Além de garantir a conformidade fiscal, trabalhista e previdenciária, as organizações hoje necessitam que o contador também ofereça insights que levam à inteligência de negócio. Algo fundamental, principalmente para o sucesso de empreendedores, que já somam quase 50 milhões no país.

Quais são os benefícios da Contabilidade Consultiva?

A Contabilidade Consultiva é mais focada no cliente, em seus problemas e em como fazer a diferença nos negócios. Ela otimiza a gestão da empresa, oferecendo uma maneira de apresentar seus pontos fortes e, ao mesmo tempo, destacar áreas de melhoria do ponto de vista fiscal e estratégico.

Para muitos empreendedores, o sistema de tributação é um mistério. Por isso, o serviço de Contabilidade Consultiva auxilia a fazer uma análise do negócio e descobrir quais as melhores decisões, de acordo com a legislação contábil vigente.

Assim, quando o proprietário do negócio está focado em melhorar seus produtos ou serviços e atrair cliente, o contador do futuro está atento às oportunidades de crescimento e de inovação.

Por exemplo, a Contabilidade Consultiva pode ajudá-lo a identificar necessidades de um nicho de mercado que ainda não é atendido pelo seu negócio, por exemplo. Desse modo, o empreendedor não terá de se preocupar demais com as questões fiscais e tributários no seu dia a dia.

O que a Contabilidade Consultiva faz na prática?

A diminuição de tempo de processamento de documentos e informações permitiu o desenvolvimento de novos serviços, como planejamento tributário, avaliação de empresas e consultorias para fusões e aquisições, por exemplo. Entre as diversas soluções que a Contabilidade Consultiva agrega, pode-se citar:

  • Aproveitamento de créditos e outros benefícios fiscais.
  • Acompanhamento de indicadores de resultados.
  • Identificação de possíveis prejuízos fiscais.
  • Apresentação de relatórios e dashboards.
  • Controle geral de custos e despesas.
  • Geração de cenários futuros.
  • Apuração de fluxo de caixa.

Dessa forma, aliando-se tecnologia com um trabalho bem-feito, a Contabilidade Consultiva gera mais valor para o cliente, permitindo que a empresa prospere por meio de inteligência de negócio, gestão eficiente e cumprimento das suas obrigações tributárias.

Gostou deste artigo sobre a Contabilidade Consultiva? Que tal ler nosso outro conteúdo sobre a importância da otimização da armazenagem de documentos fiscais?

BANNERS BLOG IMPORTACAO EXCEL Contabilidade consultiva: porque ela é o caminho para o futuro?