Blog

Big Data na Contabilidade: quais são as vantagens?

Tradicionalmente, a análise de dados tem sido associada à indústria de tecnologia. Entretanto, hoje, todos os setores são movidos pelo Big Data, inclusive o setor contábil. Dados fornecem práticas aprimoradas de contabilidade gerencial, aumentando a transparência e a tomada de decisões, tornando o Big Data na Contabilidade uma novidade vantajosa. Nos dias de hoje, um […]

Tradicionalmente, a análise de dados tem sido associada à indústria de tecnologia. Entretanto, hoje, todos os setores são movidos pelo Big Data, inclusive o setor contábil. Dados fornecem práticas aprimoradas de contabilidade gerencial, aumentando a transparência e a tomada de decisões, tornando o Big Data na Contabilidade uma novidade vantajosa.

Nos dias de hoje, um dos principais motivos que dificultam as empresas a se destacarem é a incapacidade delas de lidar efetivamente com dados do mercado.

Portanto, neste artigo, vamos discutir o que é Big Data e como ele pode ser usado para impactar os negócios, bem como a profissão contábil. Acompanhe.

O que é Big Data?

Big Data é o nome dado para o grande volume de dados estruturados e não estruturados que são difíceis de processar usando técnicas tradicionais de banco de dados e software. O Big Data é medido em terabytes, algo que está além do poder de processamento de uma simples planilha.

Para as empresas, esses dados são usados para revelar padrões e tendências de mercado. Com habilidades e ferramentas de análise, é possível avaliar e gerar insights que transformam a maneira como as decisões de negócios são tomadas.

Isso inclui contadores, que agora precisam de um conjunto de habilidades de análise de dados para poderem usar Big Data para resolver problemas laborais, afetando todos os aspectos da contabilidade, incluindo auditoria, impostos e a contabilidade colaborativa.

Atualmente, os dados são o coração da contabilidade. Os contadores precisam deles para fornecer relatórios financeiros, avaliar e gerenciar riscos, medir o desempenho e preparar orçamentos corporativos.

Desse modo, a tecnologia do Big Data na contabilidade, sem dúvida, ajuda os profissionais da área a qualificarem suas entregas e a agregar valor a elas.

As vantagens do Big Data na contabilidade

Com a tecnologia atual, os escritórios contábeis estão cada vez mais capacitados para criar indicadores de desempenho significativos. Em vez de discutir simples índices, os contadores podem mostrar a seus clientes como e porque a concorrência os está superando, por exemplo.

Esse nível de análise em tempo real pode ajudá-lo a vender serviços de maior valor, como previsão de orçamentos e gerenciamento de fluxo de caixa.

Além disso, o Big Data pode ajudar os profissionais de contabilidade a enxergarem o cenário mais amplo, prevendo mudanças no comportamento do consumidor, identificando sinais de alerta para fraudes e antecipando tendências econômicas.

Assim, quanto mais cedo os contadores puderem identificar potenciais problemas, maiores serão as chances de ajudarem os clientes a mitigarem os riscos e protegerem seu patrimônio e otimizarem suas estratégias de gestão.

Big Data na contabilidade: as implicações no dia a dia do contador

Os dados afetam quase todos os aspectos do trabalho do contador moderno, o que tem promovido uma evolução dos serviços das organizações contábeis.

Na auditoria, o Big Data pode produzir uma melhor experiência tanto para o cliente quanto para o auditor. Nos serviços de consultoria, ele pode identificar questões-chave, ajudar a monitorar o desempenho dos negócios e a criar modelos analíticos que suportam uma variedade de produtos ou melhorias operacionais.

Em impostos, o Big Data oferece a possibilidade de identificar oportunidades de economia. Finalmente, na contabilidade consultiva, ele ajudar a identificar e a gerenciar riscos.

Diante disso, a disponibilidade de dados pode ser um diferencial para uma empresa. Mas o acesso às novas tecnologias não é suficiente para aproveitar os benefícios do Big Data na contabilidade. As empresas precisam também garantir que elas, de fato, sejam implementadas e usadas na prática. Isso exigirá uma mudança de mentalidade para realmente gerar valor para os negócios.

Ficou interessado no uso do Big Data na contabilidade? Saiba mais sobre a contabilidade consultiva acessando nosso post e descubra porque ela é o caminho para o futuro!