Blog

Auditor interno: o que é e como um software pode ajudar?

Pode-se dizer que ter um auditor interno é o mesmo que ter um vigilante financeiro em uma empresa. Esse profissional tem a função de examinar de forma objetiva os documentos financeiros da organização e revisar os procedimentos operacionais dentro dos limites estabelecidos e de forma segura. Caso alguma discrepância seja encontrada, o auditor aconselha sobre os […]

Pode-se dizer que ter um auditor interno é o mesmo que ter um vigilante financeiro em uma empresa. Esse profissional tem a função de examinar de forma objetiva os documentos financeiros da organização e revisar os procedimentos operacionais dentro dos limites estabelecidos e de forma segura.

Caso alguma discrepância seja encontrada, o auditor aconselha sobre os processos a serem implementados para melhoria do sistema. Portanto, a auditoria interna é uma ferramenta valiosa para gerenciar os riscos do negócio de maneira efetiva e criar um eficiente planejamento tributário.

Diante dessa importância, neste artigo, vamos apresentar para que serve um auditor interno e como este trabalho pode ser realizado com o auxílio estratégico de um sistema. Acompanhe para saber mais!

Qual é o trabalho de um auditor interno?

O principal papel da auditoria interna é de gerar garantias de que os processos de gestão, governança e controle interno de uma organização estão operando de maneira eficaz.

O auditor interno fornece informações sobre a cultura, as políticas e os procedimentos de uma organização, verificando controles internos, como eficácia operacional, redução de riscos e conformidade com quaisquer leis ou regulamentações relevantes.

Dessa forma, os auditores internos lidam com questões que são fundamentalmente importantes para a sobrevivência e a prosperidade de qualquer negócio.

Quais os benefícios de uma auditoria interna?

A auditoria interna é uma atividade projetada para agregar valor e melhorar as operações de uma empresa. Ela ajuda qualquer negócio a atingir seus objetivos estratégicos, por meio de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos.

Ainda, auditorias internas avaliam os controles internos de uma empresa, incluindo seus processos de governança corporativa e contabilidade. Elas garantem a conformidade com leis e regulamentos, geram relatórios financeiros precisos para a tomada de decisão e criam trilhas de auditoria.

Além disso, auditorias regulares avaliam os controles de uma empresa e ajudam a descobrir evidências de fraude, desperdício ou abuso.

Como esse trabalho pode ser realizado com a ajuda de um sistema informatizado?

Com a popularização dos sistemas ERP baseados na nuvem, tem sido possível que os auditores coletem informações de auditoria por conta própria, resultando em menos tempo interno comprometido com a atividade.

No entanto, softwares do tipo SaaS têm proporcionado um ambiente de controle interno mais robusto. Assim, permitindo o desenvolvimento e a execução de uma abordagem de auditoria moderna e inovadora.

Hoje, esses sistemas já fazem a conferência instantânea de arquivos do SPED Fiscal, EFD Contribuições, SINTEGRA e SPED Contábil, baseado no processamento de regras, análises estruturais e complexos cruzamentos fiscais.

O acesso em tempo real resulta na identificação de problemas conforme eles surgem, apresentando tais dados em um painel de controle. Tudo isso é realizado de forma automática, resultando em conclusões mais rápidas e na redução dos custos gerais de conformidade.

O sistema também ajuda a proporcionar tranquilidade para você estar preparado para a próxima auditoria externa.

Assim, o auditor interno – em conjunto com o uso de sistemas especializados de auditoria – melhora e protege a empresa. Ele fornece garantias, aconselhamento e insights objetivos para promover o crescimento da organização de modo sustentável e alinhado às regras de mercado e diretrizes internas.

E você, já conhecia o sistema que é um parceiro do auditor interno? Para saber mais sobre a segurança de seus dados, não deixe de conferir nosso outro artigo sobre como aumentar a segurança e agilidade em transações contábeis na nuvem.