Blog

Compreenda a relação entre as áreas: contabilidade societária, financeira e gerencial

Entenda como a contabilidade societária se relaciona com as outras áreas e veja o que ela pode oferecer para os clientes!

Um dos aspectos mais relevantes para todo escritório de contabilidade é a precisão na execução dos serviços. A conquista disso exige diversos requisitos. Um deles é ter departamentos bem definidos. Nesse sentido, entender a relação contabilidade societária, financeira e gerencial é um caminho adequado tanto para organizar o escritório quanto para desenvolver um trabalho de excelência.

Como funciona a contabilidade societária?

A contabilidade societária pode se tornar um departamento em escritórios que tenham muitos clientes com sócios. Caso não seja o seu caso, ela pode ser colocada em prática como subárea de outro departamento.

Ela deve ser colocada em prática com clientes, como mencionado, que tenham sociedade e tem como objetivo cuidar de todas as questões legais e financeiras que envolvem uma sociedade. Ou seja, permite ir muito além do registro de entrada e saída.

Por meio dela, o contador poderá, com base na legislação societária e princípios internacionais, estudar e controlar todo o patrimônio das empresas.

Ele ainda realizará todos os registros complexos financeiros bem como relatórios contábeis. Além de entender e calcular os dados com Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e o Balanço Patrimonial (BP). Com isso, o contador oferecerá aos clientes um serviço que o permita entender a situação financeira das empresas.

Qual a importância para as empresas?

A contabilidade societária permite que o profissional possa controlar todo o patrimônio de uma empresa visando, entre outros aspectos, sua legalidade.

O controle também garantirá que o cliente entenda sua situação financeira, realize investimentos com mais segurança, identifique falhas que comprometem a saúde financeira do negócio e tome decisões com mais segurança.

Abaixo explicaremos, de forma mais profunda, a importância dessa subárea da contabilidade.

Gestão de Patrimônio

A Lei Societária exige demonstrações contábeis e outras informações das empresas que atuam como sociedade.

O profissional precisará realizar uma classificação de contas por meio do balanço patrimonial que apresentará a condição financeira da empresa em determinada data. A classificação demonstrará os ativos, passivos e patrimônio líquido.

As informações garantirão ao cliente o entendimento concreto da sua situação patrimonial e financeira. O benefício disso é que ele terá mais segurança para fazer investimentos ou mudanças (quando for necessário).

Gestão estratégica do negócio

Seja em uma fusão, uma combinação de negócios ou em aquisições, a contabilidade societária será a base de tudo. Em uma fusão, por exemplo, o contador poderá compor o patrimônio da empresa que a absorveu.

Em uma combinação de negócios, ela garante que os números estão corretos e que o negócio foi realizado de forma adequada. 

Já em uma aquisição, a contabilidade societária permitirá que o cliente tenha informações relevantes e que a compra siga as exigências da legislação.

Tudo o que foi mencionado tem um impacto considerável na gestão estratégica do negócio. Todavia, vale a pena destacar, que no dia a dia há ainda ganhos relevantes.

O desenvolvimento de relatórios contábeis, que levam em consideração questões legais e financeiras de uma empresa, permite um entendimento sobre a realidade atual que é fundamental para todas as empresas que visam uma gestão sustentável de crescimento.

Qual a relação entre as áreas: contábil societária, financeira, gerencial e fiscal?

É uma das dúvidas mais comuns sobre o tema. Elas são fundamentais para as empresas e podem parecer semelhantes, mas, não se engane: há particularidades que as diferenciam e que todo contador deve saber.

Contabilidade societária e contabilidade financeira

A contabilidade financeira é desenvolvida para o público externo. Ou seja, ela é feita para apresentar demonstrativos financeiros para terceiros, como investidores, acionistas, fornecedores e clientes.

Já a societária é desenvolvida primeiro para que a empresa atue seguindo a lei e segundo para garantir informações estratégicas para o público interno, como CEO, gerentes, sócios, visando o bem-estar econômico do negócio.

Contabilidade societária e gerencial

As duas têm preocupação em conquistar informações e dados que possam garantir o crescimento e segurança da vida econômica da empresa. 

No entanto, a contabilidade gerencial foca apenas nos resultados. A societária, por sua vez, é desenvolvida seguindo regras regulatórias que são definidas por Lei e órgãos, como a Lei das S.A e a CVM.

Contabilidade societária e contabilidade fiscal

A contabilidade fiscal, basicamente, fica responsável por apurar os impostos, guias de recolhimento. Além também de girar a folha de pagamento.

A lei determina, por exemplo, que a societária não pode realizar cálculos tributários, pois isso é uma função específica da contabilidade fiscal.

Neste sentido, encontramos a diferença entre as duas. A societária é responsável por analisar as leis na constituição das sociedades, fazer registros e entregar balancetes que permitam analisar a saúde financeira da empresa.

Como usar a tecnologia a favor da contabilidade societária?

Existem ferramentas que podem ser aliadas nos contadores para atuar no setor societário. Afinal, o futuro contábil já começou e passa, necessariamente, pela tecnologia. 

Muitas destas ferramentas são desenvolvidas pela Profost. Confira nosso catálogo de soluções que ajudarão seu escritório a entrar para o futuro da contabilidade.