Blog

3 Tendências para o futuro do mercado contábil

O avanço tecnológico e a pandemia tiveram impactos consideráveis no mercado contábil. Neste artigo, explicamos quais são eles. Confira!

A era do mercado contábil acabou? A tecnologia dominará o mercado e os contadores serão substituídos?  Não se assuste! Perguntas como essas foram feitas quando os primeiros computadores pessoais começaram a ser integrados nas empresas na década de 80.

Acreditava-se que os computadores substituiriam os profissionais e o que vemos atualmente é uma realidade bem diferente. A tecnologia é uma excelente aliada para qualquer setor, mas ela não dá conta de fazer tudo sozinha.

Podemos dizer que a tecnologia é uma ferramenta complementar ao homem e que permite que ele potencialize suas capacidades naturais. O mesmo que ocorreu no passado, também acontece agora com o mercado contábil.

A transformação digital ganha espaço e permite que o contador desenvolva apenas tarefas nas quais realmente pode colocar em prática seu potencial humano de criatividade. As tarefas rotineiras e robóticas já não precisam ser seu centro de atenção, o que possibilita oferecer aos seus clientes serviços de alta qualidade.

 

O impacto da pandemia no mercado contábil

A pandemia de covid-19 afetou todos os setores do mercado e não seria diferente com a contabilidade. Contudo, o efeito foi bem diferente entre empresas de outros setores e escritórios contábeis.

O contador, por exemplo, não precisou fechar suas portas como ocorreu em comércios. Ele adaptou seu trabalho à modalidade home office. No entanto, sua carga de trabalho aumentou consideravelmente.

Isso porque ele se viu diante da pressão de clientes solicitando a redução dos honorários. Além disso, sua carga de trabalho aumentou, pois ele precisou trabalhar muito mais para ajudar seus clientes a superar a crise gerada pela pandemia.

A pandemia ainda também fez com que o profissional contábil precisasse se manter constantemente atualizado, uma vez que o governo determinou diversas medidas para auxiliar a economia e essas poderiam ser interessantes para diversos clientes.

 

As tendências para o futuro do mercado de contabilidade após a pandemia

 

A vida após a pandemia, certamente, não será mais a mesma e isso também vale para o mercado contábil. É complexo fazer previsões sobre o que acontecerá, pois ainda estamos vivendo a era pandêmica.

Contudo, a observação do presente sempre pode nos proporcionar alguns insights sobre o futuro. Em relação ao mercado contábil após a pandemia, por exemplo, podemos chegar em três insights.

 

Contabilidade consultiva ganha destaque

Durante a pandemia, os contadores foram impactados com o aumento da demanda por consultoria. A situação ocorreu, pois os empreendedores se deram conta que não tinham o conhecimento necessário para desenvolver uma gestão financeira para enfrentar a crise.

Diante disso, muitos empreendedores perceberam que o contador também atua como consultor e que esse serviço tem um papel fundamental para o sucesso dos seus negócios.

É provável que a consciência sobre a consultoria aumente ainda mais no pós-pandemia. Neste sentido, é fundamental que os escritórios estejam preparados para agregar valor a esse serviço.

Demanda por consultoria para empresas de Lucro Real

Um estudo desenvolvido pelo Núcleo de Estudos Controladoria e Contabilidade Tributária (NECCT) identificou, em 2012, que apenas 3,02% das empresas brasileiras se enquadram no Lucro Real.

Com a crise gerada pela pandemia, é provável que muitos empreendedores procurem por recursos para reduzir os gastos e o planejamento tributário ficará na mira deles. Desta forma, cabe ao contador atuar como um consultor e mostrar aos seus clientes que o Lucro Real é o regime tributário mais barato.

Em relação aos profissionais contábeis, esta demanda exigirá especialização. Afinal, o Lucro Real é um dos regimes tributários mais complexos que existe e que, necessariamente, exige o uso de sistemas tecnológicos para sua gestão.

 

O trabalho remoto veio para ficar

O trabalho remoto virou uma realidade para os escritórios contábeis. Muitos gestores perceberam que ele pode ser uma opção interessante para reduzir determinados custos, como aluguel, luz etc.

Essa percepção fará com que muitos escritórios continuem no sistema de home office diante da economia financeira.

No entanto, é importante ressaltar que a nova realidade precisa ser adaptada em um formato que a equipe não perca produtividade e qualidade. Por isso, investir em treinamento e cuidado pessoal dos colaboradores é fundamental.

 

Tendências para o futuro do mercado contábil em 2021

 

Já vimos que após a pandemia, o mercado contábil terá mudanças significativas. É provável que outra dúvida do leitor seja em relação especificamente para 2021. Como já mencionamos, para prever o futuro é necessário mirar no presente. Mirando no presente, podemos observar três tendências relevantes:

A terceirização de processos

 

Podemos observar um aumento das cargas tributárias e isso fará com que o empreendedor procure por soluções para reduzir custos. Uma delas é a terceirização que já vem crescendo no mercado.

Contratar e manter uma equipe de contabilidade, por exemplo, gera um custo alto para a empresa. A terceirização, portanto, fará com que o empresário obtenha serviços de alta qualidade, com menor custo e isso permitirá atingir seus objetivos de forma mais rápida.

 

A ascensão da contabilidade digital

 

A contabilidade digital é uma realidade há algum tempo, mas alguns profissionais não a adotaram. Só que isso mudou com a pandemia quando eles se depararam com a realidade de precisar colocar seus sistemas na nuvem para que a equipe pudesse trabalhar no sistema remoto.

Certamente, esse foi um passo importante. No entanto, a contabilidade digital veio para ficar e quem não adere acaba perdendo competitividade no mercado.

Afinal, os clientes anseiam por escritórios que possam atender suas necessidades de forma rápida, simplificada e segura. Isso só é possível quando o escritório conta com sistemas que permitem a automação de processos.

Softwares, Inteligência Artificial e Robotização

 

A Inteligência Artificial e a robotização já são realidades, mas não se assuste. Elas não chegaram para acabar com a profissão do contador. Ao contrário, as duas chegam para simplificar.

Por meio de um software com AI, por exemplo, é possível conquistar automação da classificação, análise e ajuste dos dados dos documentos fiscais deixando-os prontos para a Escrituração Fiscal.

A AI, neste caso, pode aprender com dados processados e nas próximas importações poder trabalhar de forma autônoma.

Entre as empresas do mercado contábil que atuam em prol do desenvolvido podemos destacar a Prosoft.

Ela conta com softwares alinhados com as tendências e que permitem aos escritórios contábeis o desenvolvimento de tarefas e serviços de forma rápida, segura e com qualidade. 

Saiba mais sobre a Prosoft e conheça suas soluções.