Blog

IRPF 2022: Por que o Prosoft Analir é o seu aliado na declaração do imposto de renda pessoa física

Quer evitar atrasos, prevenir erros e garantir mais tranquilidade na declaração do IRPF 2022? Conheça todos os benefícios e possibilidades do Prosoft Analir!

Você, sua contabilidade e seus clientes já estão se preparando para a entrega do IRPF 2022? Todos os contribuintes que tiveram rendimentos maiores que R$28.559,70 no ano de 2021 precisam acertar contas junto à Receita Federal!

O prazo de declaração é do dia 7 de março até 29 de abril. Ou seja, são 54 dias para apresentar as informações ao Fisco. Assim, é preciso manter-se atento para prestar as declarações dentro do prazo correto. 

Afinal, a não apresentação ou o atraso do IRPF 2022 gera uma multa mínima de R$165,74 aos contribuintes, que pode chegar a 20% sobre o valor devido.

Portanto, mais do que garantir pleno alinhamento às exigências da Receita, ter atenção em relação à auditoria dos documentos dos clientes e respeitar os devidos prazos, o uso da tecnologia também se tornou indispensável para que os contadores não sofram com atrasos, erros ou demais problemas capazes de prejudicar a entrega do IRPF 2022.

Nesse contexto, o Prosoft Analir Plus se destaca como a melhor solução para os profissionais da área, reunindo recursos de ponta para análise de caixa, evolução patrimonial e até gestão de documentos. Quer saber mais sobre os benefícios e possibilidades oferecidos pelo sistema? Descubra a seguir!

IRPF 2022: quais as novidades?

O Imposto de Renda 2022 gerou muitas dúvidas entre os contadores, pois desde junho do ano passado está sendo debatido o projeto de lei 2337/2021 que pretendia mudar os valores das alíquotas e do CSLL. Além disso, pretendia impor a obrigatoriedade do Lucro Real para empresas que atuam em atividades de securitização de créditos.

O projeto não passou pelo Senado Federal com tempo hábil para ser colocado em prática em 2022. No entanto, há algumas mudanças que devem ser levadas em consideração.

Por exemplo, o envio das declarações, este ano, começa mais tarde e a Receita não vai liberar o programa do IR antes do prazo de início. Outra novidade deste ano é que haverá a possibilidade de as declarações serem preenchidas automaticamente.  

Datas importantes do IRPF 2022

  • 3 de março de 2022: habilitação dos serviços de IR na conta gov.br
  • 7 de março de 2022: liberação do programa para preencher o IR
  • 15 de março de 2022: disponibilização da declaração pré-preenchida. ​
  • 25 de março de 2022: previsão de publicação da instrução normativa com as regras para a declaração
  • 29 de abril de 2022: fim do prazo para entrega do IRPF
  • Pagamentos de restituição: 1º lote (31 de maio); 2º lote (30 de junho); 3º lote (29 de julho); 4º lote (31 de agosto) e 5º lote (30 de setembro).

Entenda como o Prosoft Analir Plus facilita a elaboração do IRPF 2022

Eliminar riscos e agregar mais tranquilidade na declaração do IRPF 2022 pode ser um diferencial significativo para que os contadores conquistem novos clientes e estreitem o relacionamento com o seu público.

Assim, contar com uma solução confiável e com tecnologia de ponta para análise de caixa e evolução patrimonial é fundamental.

Com o Prosoft Analir Plus, você elabora o IRPF de maneira muito mais organizada e precisa, com inteligência para análise patrimonial, relatórios visuais e preditivos, além de resultados compatíveis com os cálculos da Receita Federal.  

A solução é totalmente integrada ao sistema da Receita e reúne as seguintes características para otimizar as suas entregas do Imposto de Renda:

  • Importação de declarações direto do software da Receita Federal ou arquivos XML;
  • Acompanhamento e comparativos da evolução patrimonial dos últimos cinco anos;
  • Simulação para declaração individual e conjunta;
  • Geração de DARF com códigos de barra;
  • Leitura de declarações e acompanhamento do status pós-declaração via eCAC.

Ao agregar mais produtividade e qualidade, e ainda poupar tempo nas declarações, o Prosoft Analir Plus permite que os contadores tenham maior disponibilidade para seus clientes e foco total em suas reais necessidades.

Dessa forma, a solução é ideal para promover uma contabilidade consultiva, capaz de gerar ainda mais valor e impactos positivos para o público do seu escritório contábil.

Para que você entenda melhor as vantagens garantidas do sistema, no próximo item confira algumas de suas funcionalidades mais importantes!

Confira os principais benefícios da solução

Com o Prosoft Analir Plus, os contadores têm acesso a uma série de recursos e vantagens para aumentar a qualidade e o desempenho de seus serviços. Os principais deles são:

Análise de caixa

Por meio do Prosoft Analir Plus, é possível realizar a apuração que demonstra todos os rendimentos, variação patrimonial, pagamentos e doações realizados pelo contribuinte, trazendo o resultado do caixa e a sua média mensal distribuída para custeio dos gastos realizados ao longo do ano.

A partir disso, os contadores podem reconhecer os principais gargalos e fontes de rendimentos dos clientes, traçando estratégias para um melhor planejamento financeiro e tributário.

Evolução patrimonial

No mesmo sentido, os recursos para evolução patrimonial possibilitam uma análise da evolução do patrimônio dos últimos 5 anos.

Por meio do balanço dos ativos, passivos e do patrimônio líquido, é possível determinar o desempenho financeiro dos clientes.

Assim como a análise de caixa, esse ponto é de suma importância para o IRPF 2022. Isso porque, se o acréscimo patrimonial for maior que os rendimentos líquidos, o Fisco pode considerar o caso como sonegação fiscal e levar o declarante à malha fina!  

Mais tempo para os clientes

Como destacado anteriormente, todas as facilidades garantidas pelo Prosoft Analir Plus não apenas aprimoram os serviços contábeis, como também livram os contadores de tarefas demoradas, repetitivas e burocráticas.

Assim, os profissionais têm mais tempo livre para prestar um atendimento próximo e de excelência aos seus clientes, com disponibilidade e recursos inteligentes para agregar mais valor às suas demandas fiscais, financeiras, contábeis e tributárias.

Simulação

Durante a elaboração do IRPF 2022, o contador pode simular todos os resultados com muito mais assertividade e segurança, graças aos cálculos que são compatíveis com o sistema da Receita Federal.

Essas simulações podem ser individuais, com a separação das declarações, ou conjuntas, com elas unificadas.

Além disso, todos os benefícios do Prosoft Analir Plus mencionados até aqui podem ser complementados com funções ainda mais práticas e avançadas. No item seguinte, descubra as possibilidades oferecidas pela extensão Plus do sistema.

Tenha ainda mais facilidades no IRPF 2022 com o pacote do Prosoft Analir Plus

Em adição às facilidades oferecidas para análise de caixa, evolução patrimonial e para a própria elaboração do IRPF 2022, o Prosoft Analir Plus conta ainda com uma função que concede os dados prontos para avaliação.

Por meio dela, a documentação dos clientes pode ser recebida via WhatsApp, para um número específico da solução durante todo o ano, sem trocas de mensagens.

Ao todo, a solução é capaz de ler 6 tipos de documentos, transferindo-os ao sistema e os convertendo em informações prontas para análises.

Isso é garantido graças à tecnologia OCR (Optical Character Recognition), que interpreta arquivos JPG, PNG ou PDF e dispensa a instalação de qualquer aplicativo extra.

Dessa maneira, você recebe, organiza e gerencia os documentos dos clientes com muito mais agilidade e praticidade, se livrando do estresse próprio do período de apresentação do IRPF e garantindo insumos para serviços mais consultivos e estratégicos.

Ainda, o software organiza automaticamente todos os comprovantes e documentos por CPF. Por sua vez, a segurança das informações também é garantida, já que o Prosoft Analir Plus protege todos os dados por meio de sólidos protocolos de proteção e criptografia de ponta.

Por fim, vale ressaltar que a execução correta do IRPF 2022 é fundamental para que os clientes não caiam na malha fina. Por isso, recomendamos fortemente que o leitor confira todos os benefícios que Prosoft Analir Plus pode oferecer para este serviço contábil.

Confira no vídeo abaixo, todos os benefício do Prosoft Analir.