Blog

Objetivos e metas para escritórios de contabilidade: Como Definir de maneira estratégica?

Entenda a importância e como definir objetivos e metas para escritórios de contabilidade.

O escritor Lewis Carroll, famoso por seu livro “Alice no País das Maravilhas”, tem um trecho que exemplifica muito bem a importância dos objetivos e metas para escritórios de contabilidade.

É mais ou menos assim: a personagem Alice se encontra perdida e pergunta para o gato Cheshire qual caminho ela deve seguir. “Isso depende muito do lugar para onde você quer ir”, responde o gato.

A personagem comenta que não sabe para onde ir. Então, ele sabiamente responde: “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”.

Recordamos este trecho porque ele enfatiza a importância de ter objetivos e metas como algo determinante para o crescimento de um negócio.

Escritórios que não sabem quais são seus objetivos e metas estão correndo o perigo de chegar em qualquer lugar e atenção: este lugar pode ser, infelizmente, o da falência.

O estudo “Causa Mortis: O sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros 5 anos”, desenvolvido pelo Sebrae, entrevistou 1.829 empreendedores que encerraram suas empresas. O estudo identificou que 55% deles não tinham desenvolvido um plano de negócio.

Obter um plano de negócio é fundamental para definir os objetivos e metas para escritórios de contabilidade.

Por meio dele, será possível entender, a partir de dados, a realidade do mercado, a realidade externa no escritório, quem são os concorrentes e, com isso, definir objetivos e metas realistas.

Quais as vantagens de definir metas e objetivos?

Antes de abordar as vantagens, é fundamental que o leitor entenda a diferença de cada um dos conceitos.

O objetivo de uma empresa é exatamente o que ela deseja conquistar em um determinado período que será estipulado no plano de negócios.

Já as metas podem ser compreendidas como os caminhos que a empresa trilhará para atingir o objetivo definido. Veja como as duas em parceria podem trazer benefícios para o seu escritório:

Auxilia na tomada de decisão estratégica

Todo objetivo, como mencionamos, precisará de metas para ser conquistado. As metas, por sua vez, são essenciais, pois elas serão medidas por meio de dados.

Como todo contador sabe, os dados são poder. Afinal, eles apresentam informações que podem direcionar um escritório pelo melhor caminho.

Permite identificar falhas e corrigi-las

Analisando as metas, será possível entender se o escritório está realmente no caminho correto para atingir seus objetivos.

A análise, por exemplo, pode antecipar erros e ainda permite corrigi-los de forma rápida para que não haja prejuízo no prazo definido para o objetivo.

Aumenta a produtividade da equipe

Quando os colaboradores sabem onde a empresa deseja chegar, eles terão o conhecimento sobre qual é o papel de cada um para atingir o objetivo.

Isso permite uma transparência entre o escritório e a equipe, algo que possibilita um relacionamento mais confiável e promove o engajamento dos colaboradores.

Como definir os objetivos e metas para escritórios de contabilidade?

Pode parecer algo simples definir os objetivos e metas do seu escritório, mas existem detalhes que devem ser levados em consideração para um planejamento que seja eficiente em médio e longo prazo. Alguns deles são:

Objetivos

Algo fundamental na definição de um objetivo é ser o mais preciso possível. Ou seja, não adianta apenas definir algo, como: “quero que meu escritório seja um sucesso”.

É necessário definir o que é sucesso em números, como: quanto quero aumentar o volume da minha cartela de cliente? Qual faturamento desejo obter? E por aí vai.

Além disso, também recomendamos fortemente definir um prazo para a conquista deste objetivo.

Metas

Como mencionamos, as metas dos escritórios de contabilidade são os caminhos que devem ser trilhados para chegar ao objetivo final. Ou seja, supondo que seu escritório deseja obter um faturamento de R$50 mil por ano. Só que para isso, será necessário aumentar a cartela de cliente.

Neste caso, você poderia definir como meta a quantidade de novos clientes que seu escritório deve captar por mês para atingir o objetivo anual.  

Execução

Com um objetivo em vista, será necessário definir um plano de ação para atingir as metas necessárias.

Ainda utilizando o caso acima, podemos, por exemplo, afirmar que seu escritório poderia executar ações, como: investimento em marketing, análise da concorrência, oferecer um serviço com alto valor agregado para aumentar a cartela de clientes.

Indicadores

Para entender se as estratégias colocadas em prática realmente são suficientes, será necessário a definição de indicadores. Eles permitirão ter controle dos avanços ou retrocessos das metas.

Ainda utilizado o caso acima, poderíamos dizer que o indicador utilizado seria o número de novos clientes. Vale destacar que o indicador dependerá da sua meta.

Avaliação

A contabilidade digital é uma aliada quando falamos sobre atingir objetivos e metas. Isso porque, atualmente, existem softwares desenvolvidos para controlar, por exemplo, o faturamento do escritório, ter uma visão clara das contas pagas e a receber.

Outras soluções tecnológicas podem ajudar o contador a cobrar seus honorários com mais precisão. Eles serão fundamentais para obter uma avaliação segura, por meio de dados, e que possibilitará atingir determinadas metas.

Principais desafios do planejamento para escritórios contábeis

É comum encontrar profissionais contábeis que estão acostumados a cuidar da vida financeira de seus clientes com excelência. No entanto, quando se trata de cuidar da própria casa, sabemos que o dever é constantemente negligenciado.

Geralmente, isso ocorre em escritórios pequenos que não contam com recursos humanos, ou seja, profissionais específicos para cuidar do escritório, já que todos da equipe estão sobrecarregados com seus clientes.

O dilema pode parecer complicado de ser resolvido, mas na verdade é bem simples. A tecnologia, além de facilitar a gestão operacional das atividades contábeis, também pode ser utilizada para cuidar dos objetivos e metas do próprio escritório.

Alguns dos softwares mencionados acima, especificamente no tópico avaliação, são desenvolvidos pela Prosoft.

A empresa conta com soluções completas para o mercado que estão direcionadas para facilitar as operações, gerenciamento e os serviços.

Elas ainda podem facilitar de forma prática, rápida e segura, a conquista dos objetivos e metas para escritórios de contabilidade. Clique aqui e conheça as soluções da Prosoft para o seu negócio!