Blog

Qual a diferença entre auditoria e perícia contábil?

Geralmente, nos negócios, a auditoria e a perícia contábil andam de mãos dadas, principalmente, quando se fala em melhorar os processos de uma organização. Ambas podem ser implementadas pela empresa para uma melhor gestão de riscos e tomada de decisão. Embora a contabilidade se traduza em um campo muito amplo, abrangendo desde a organização até […]

Geralmente, nos negócios, a auditoria e a perícia contábil andam de mãos dadas, principalmente, quando se fala em melhorar os processos de uma organização. Ambas podem ser implementadas pela empresa para uma melhor gestão de riscos e tomada de decisão.

Embora a contabilidade se traduza em um campo muito amplo, abrangendo desde a organização até o gerenciamento do fluxo de valores de uma empresa, a auditoria e a perícia são serviços considerados especializados.

No entanto, por mais que essas duas tarefas sejam semelhantes e, muitas vezes, tidas como sinônimos, existem, sim, algumas diferenças visíveis entre elas. É o que você vai descobrir neste artigo. Continue a leitura e compreenda melhor essa questão.

O que é auditoria contábil?

A auditoria é um processo pelo qual os registros financeiros de uma organização são examinados para verificar se são precisos e se eles seguem os padrões, as regras ou leis vigentes.

Os auditores, comumente parceiros externos, se dedicam a analisar as transações comerciais  da empresa durante um período contábil específico, de modo a verificar se são autênticas e compatíveis.

No entanto, a auditoria não é uma atividade contínua. Ela é solicitada pelos acionistas quando surge uma necessidade de analisar as transações comerciais. Com isso, a auditoria ajuda na determinação da validade e confiabilidade das informações contábeis representadas por meio de demonstrações financeiras.

O processo pelo qual uma auditoria é realizada desafia a robustez dos controles e da gestão de documentos que uma organização possui, fornecendo uma perspectiva externa e um feedback valioso.

O que é a perícia contábil?

Embora auditores e peritos contábeis tenham semelhanças e diferenças, muitas empresas contratam esses dois indivíduos de forma alternada. Apesar de esses dois profissionais serem também responsáveis pelos processos contábeis de uma organização, o perito geralmente é mais focado na resolução de demandas e disputas.

O perito faz uma análise global e independente de uma empresa, incluindo o setor financeiro, vínculos empregatícios e demandas judiciais, para gerar um laudo sobre o negócio. O seu foco é no aspecto científico, para tornar clara alguma controvérsia ou inconsistência em processos.

Se a contabilidade não estiver atualizada ou em ordem, o perito poderá fazer contribuições significativas para descobrir a fonte das irregularidades.

O planejamento, as diligências, pesquisas, cálculos e respostas aos quesitos são algumas das tarefas do perito contábil. E, para gerar um laudo, são necessárias vistorias, indagações, investigações, arbitramento, mensurações, avaliações e certificações.

Com isso, as diferenças entre as atribuições e entregas de um auditor e de um perito contábil devem ficar mais evidentes.

Qual é a necessidade da auditoria e da perícia?

Ambos são profissionais estratégicos para manter uma empresa nos trilhos. A organização coloca seus procedimentos e registros a serviço de um auditor ou perito, para garantir a conformidade e eficiência operacional do negócio. Desse modo, mesmo quando não são obrigatórias, é uma boa prática implementá-las.

Além disso, ao realizar auditorias e perícias regulares, é possível gerar mais confiança das pessoas com quem trabalha e das instituições governamentais.

Esses trabalhos podem ser conduzidos tanto internamente, com o auxílio de um software quanto por um especialista externo que não esteja conectado à empresa, de modo que o relatório deles seja o mais objetivo possível.

Dessa forma, a auditoria e perícia contábil ajudarão a rastrear e resolver quaisquer problemas internos e a transmitir maior confiabilidade ao negócio, além de proporcionar tranquilidade e segurança para a tomada de decisão.

Agora que você já sabe a diferença entre auditoria e perícia contábil, que tal conferir nosso outro artigo sobre irregularidades contábeis e por que o contador precisa reportá-las? Até a próxima!

 

prosoft intax wolters kluwer Qual a diferença entre auditoria e perícia contábil?