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Como aumentar o ticket médio do seu escritório de contabilidade

Tudo sobre como calcular o ticket médio da contabilidade, como aumentá-lo e de que forma essas práticas agregam benefícios na gestão de seus clientes. Confira!

O ticket médio da contabilidade é uma das métricas mais relevantes de todo o segmento, já que ela aponta qual é a média de gastos dos clientes com os serviços de determinado escritório contábil.

Com esse indicador financeiro, a empresa pode avaliar o seu desempenho e estabelecer meios eficientes para aumentar as suas receitas.  

Para que você saiba como utilizar esse importante critério em prol dos seus negócios, a seguir, descubra como calcular o ticket médio da contabilidade, os melhores meios de aumentá-lo e de que maneira essas práticas garantem benefícios na gestão dos clientes.

 

Como o ticket médio da contabilidade pode ser calculado?

Para calcular o ticket médio da contabilidade, o primeiro passo é determinar qual será o período observado. Ele pode ser de todo o ano anterior ou do ano corrente até o momento do cálculo.

Imagine, por exemplo, que você precise saber qual foi o ticket médio do seu escritório ao longo do ano de 20119. Para isso, é necessário consultar o faturamento bruto de todo o ano e dividir pelo número de vendas do mesmo período.

A fórmula pode ser estruturada de duas maneiras:

  • Ticket Médio = faturamento bruto / vendas;
  • Ticket Médio = total de vendas em R$ / clientes.

Assim, se a sua empresa faturou R$ 150 mil durante 2019 e foram feitas 750 vendas, por exemplo, seu ticket médio será de R$ 200.

Com o cálculo do ticket médio em mente, no próximo item, confira quais são os melhores meios de aumentá-lo!

 

Quais os melhores meios de aumentá-lo?

Muitas são as ações que podem ser estabelecidas para aumentar a qualidade dos serviços prestados, a satisfação do público e, consequentemente, o ticket médio da empresa.

No segmento contábil, entre os meios mais eficientes para isso, destacamos:

 

Agregue valor na entrega de serviços

Fazer com que os clientes percebam o valor que a sua empresa agrega a eles é a melhor maneira de cobrar preços maiores nas soluções oferecidas.

Mais que garantir qualidade no atendimento, procure oferecer vantagens que vão além daquilo o que foi contratado.

Dessa forma, ao identificar as principais demandas e necessidades dos clientes, é possível oferecer soluções que facilitem e tragam melhores resultados em seu cotidiano.

Nesse sentido, se um cliente tem problemas em sua gestão financeira, por exemplo, uma boa alternativa é fornecer relatórios mensais de fluxo de caixa sem custos extras.

Além disso, não abra mão de ferramentas que otimizem os processos contábeis. Atualmente, diversos sistemas atuam para facilitar e agregar mais valor às atividades cotidianas.

Essas opções vão desde softwares para automatizar a entrada de documentos fiscais, até sistemas que os gerenciam, armazenam e geram relatórios personalizados com os seus dados.

Assim, agregar valor na entrega dos serviços é criar uma percepção positiva da sua empresa, que permite que ela pratique melhores valores e tenha mais aceitação ao realizar reajustes.

 

Disponibilize treinamentos aos clientes

Como a sua empresa não pode alterar os valores praticados em seus contratos vigentes, uma boa alternativa é oferecer serviços adicionais que contribuam para o faturamento.

Treinamentos para os clientes são excelentes soluções nesse sentido – e eles não precisam tratar apenas sobre temas de contabilidade.

Ao compreender as demandas do público, você pode oferecer cursos ou aulas diversas, como práticas no Excel, métodos de gestão financeira, ferramentas de gerenciamento do Google, entre muitas outras opções.

 

Se coloque como referência no setor

Os clientes sentem muito mais confiança em empresas que se posicionam como autoridade no segmento em que atuam.

Para valorizar o seu ticket médio, uma excelente alternativa é procurar por um nicho contábil específico, especializando-se na área em questão e divulgando seus serviços com uma segmentação voltada a ela.

Outra opção é garantir que a sua equipe tenha especialistas. Procure captar os melhores profissionais para o seu escritório e faça com que o público reconheça o alto grau de qualificação do seu time.

 

Preste um atendimento humanizado

Um atendimento completo, de qualidade e, principalmente, humanizado faz com que os clientes estejam sempre satisfeitos.

Procure demonstrar o quanto você se preocupa com os seus clientes e está disposto a ajudá-los em qualquer demanda que possuam.

Além disso, dê poder de feedback aos seus parceiros, ouvindo críticas, reclamações e até mesmo sugestões de melhorias.

Com isso, você estreita o seu relacionamento com o público – que se tornará mais disposto a pagar valores mais elevados por serviços e atendimento de excelência.

 

Fidelização e automação de processos

Muito além de um contato humanizado, a fidelização também depende de recursos que tornem o atendimento mais eficiente.

Além de sempre retornar ligações, prestar um bom tratamento e um pós-venda eficiente, seu escritório precisa também de um software de CRM que otimize as tarefas cotidianas e aumente a percepção de valor dos serviços prestados.

Com a tecnologia, você também pode criar melhores canais de comunicação, como: chats, e-mails e site integrados ao tradicional atendimento telefônico.

Ainda, esse tipo de recurso também pode auxiliar o seu marketing, com disparos de e-mails informativos, por exemplo. Por fim, garante que você esteja sempre alinhado aos principais avanços da área.

 

Invista em parcerias com outras áreas

Aumentar o ticket médio da contabilidade não significa apenas praticar preços maiores nos serviços prestados na área.

Para agregar mais valor às suas soluções, procure também por parcerias em outros segmentos. Isso não só melhora o relacionamento com os clientes atuais, como também chama a atenção de novos clientes.

Ao se tornar parceiro de uma advocacia, por exemplo, você adquire mais segurança em suas decisões e se mantém sempre atualizado nas mudanças da legislação, aumentando a confiança em seu trabalho.

Nesse modelo, acordos de comissões também podem ser criados entre as empresas, com pagamentos direcionados a cada indicação de um novo trabalho.

Outra área relevante é a de marketing. Ao manter parceria com uma boa agência, você pode auxiliar os seus clientes a destacar sua marca, impulsionar seus negócios e se posicionar como referência no segmento em que atuam.

Procure reconhecer as principais necessidades da sua carteira de clientes e buscar por parcerias alinhadas a elas. Assim, seu negócio entregará mais valor aos clientes e terá novos meios de aumentar seu faturamento.

Agora que você já sabe quais são os melhores meios de impulsionar o ticket médio da contabilidade, veja quais são os benefícios dessas práticas e como elas podem melhorar o gerenciamento das empresas de seus clientes!


Por que essas práticas são vantajosas e como a contabilidade pode auxiliar na gestão da empresa-cliente?

Garantir um relacionamento próximo e fiel é imprescindível para agregar mais valor aos clientes e manter um ticket médio sempre vantajoso.

Nesse ponto, reforçamos a importância de prestar um atendimento humanizado e de extrema eficiência, focado em resolver os problemas de cada cliente e em gerar mais facilidades em seu cotidiano.

Mais que retornar ligações, prestar um tratamento cordial e garantir canais de comunicação amplos e diretos, é preciso investir em pós-venda e em ações de marketing para fidelização, como e-mails ou blog posts informativos.

Procure também coletar feedbacks sobre a qualidade de seus serviços, para adotar um processo de melhorias constantes. Além disso, mantenha-se sempre atento aos principais avanços da área, oferecendo novas alternativas aos clientes.

Ao incorporar mais valor aos seus serviços e atendimento, você melhora sua relação com os clientes e ainda oferece soluções mais consultivas, voltadas às estratégias dos negócios.

Isso é extremamente valorizado pelo público, que passará a recomendar a sua empresa para mais pessoas e se manterá sempre fiel à sua marca.

Como você conferiu até aqui, muitos são os benefícios de adotar práticas que aumentem o ticket médio da contabilidade!

Outra responsabilidade dos contadores nesse sentido, é garantir meios que otimizem a adoção e operacionalização dessas práticas, como tecnologias de Inteligência Artificial, assistentes virtuais, Internet das Coisas, Business Intelligence e muito mais.

Esses recursos podem ser encontrados nos melhores softwares de contabilidade, que integram essas e outras soluções para fornecer um gerenciamento mais rápido, assertivo e de valor para a prestação de serviços contábeis.

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