Blog

Qual a influência da IoT sobre o futuro da contabilidade?

A Internet das Coisas (IoT) está começando a se tornar popular e deve crescer exponencialmente nos próximos anos. Ela já está exercendo um impacto significativo em áreas como saúde, varejo, manufatura e também terá um papel importante no futuro da contabilidade. Nos últimos anos, o papel do contador tem mudado. Ele está indo bem além […]

A Internet das Coisas (IoT) está começando a se tornar popular e deve crescer exponencialmente nos próximos anos. Ela já está exercendo um impacto significativo em áreas como saúde, varejo, manufatura e também terá um papel importante no futuro da contabilidade.

Nos últimos anos, o papel do contador tem mudado. Ele está indo bem além de um profissional que antes, por vezes, prestava apenas serviços manuais e compilações de dados, sem uma análise sobre a entrega.

Hoje, o contador realiza também um trabalho de consultoria especializada em questões financeiras, como planejamento tributário, gerenciamento e análise financeira, entre outras, de modo a contribuir mais estrategicamente para instrumentalizar as empresas para suas tomadas de decisão.

Nesse sentido, a IoT não apenas acelera essa mudança, como também a potencializa e ajuda a direcionar o futuro da contabilidade, posicionando-a em um local ainda mais central.

Por isso, neste artigo, falaremos mais sobre a IoT e seu impacto nas práticas contábeis modernas. Continue a leitura!

O que é Internet das Coisas (IoT)?

A Internet das Coisas – The Internet of Things, ou IoT – é um sistema de dispositivos de computação inter-relacionados que recebem identificadores exclusivos (chamados de UIDs) e a capacidade de transferir dados por meio de uma rede sem a necessidade de humanos para seu acionamento.

Por isso, ela proporciona uma nova dimensão de interconectividade, automação e praticidade à nossa vida pessoal e profissional. Com isso, a perspectiva é de que, em um futuro próximo, quase todos os dispositivos estejam equipados com sensores e, ao mesmo tempo, com conectividade à internet. Consequentemente, essa dinâmica tornará possível que eles forneçam às empresas atualizações e outros dados-chave e em tempo real.

Assim, esses dados permitirão às organizações obterem uma maior visibilidade e um acompanhamento preciso das operações diárias – não apenas financeiras, como também o funcionamento interno real do que a empresa realiza.

Outro benefício é que, com essas potencialidades, os dados podem oferecer suporte mais rápido ao processo de tomada de decisão, o que significa que os contadores terão um papel mais relevante e mais evidenciado no trabalho consultivo e estratégico das empresas.

Quais são os benefícios da IoT para a área contábil?

A tecnologia mostra imenso potencial para modernizar todos os setores, incluindo o contábil. As formas como as pessoas consumirão produtos e serviços serão afetadas diretamente pela IoT. Com mais modelos de pagamento, por exemplo, isso exigirá novos serviços de contabilidade. Assim, afetando áreas como faturamento e relatórios e demandando um outro tipo de trabalho do contador.

A Internet das Coisas também impactará na maneira como as auditorias serão executadas. A disponibilidade de dados em tempo real, proveniente de várias fontes e análises automatizadas, apenas aumentará e tornará mais evidente a necessidade de auditoria contínua. E isso traz como resultado um melhor gerenciamento de riscos e a detecção preventiva de problemas, entre outros benefícios.

Portanto, para que todas essas vantagens e potencialidades sejam ativadas, é essencial a atuação do contador. Tecnologias como a IoT não irão tornar a atuação do contador dispensável ou obsoleta. Pelo contrário, o trabalho desse profissional, devidamente atualizado para utilizar esses novos recursos de modo estratégico, deverá ser cada vez mais requisitado.

Como a Internet das Coisas afetará o futuro da contabilidade?

É relativamente fácil colocar sensores nas instalações de uma empresa para usar grandes conjuntos de dados a fim de prever quando a manutenção preventiva deve ser feita em equipamentos, por exemplo. Entretanto, uma vez feita a análise, a contabilidade pode começar a prever para onde o mercado está indo sob o ponto de vista comercial e, depois, medir o impacto financeiro em cima disso.

A Internet das Coisas não apenas pode ajudar a promover um crescimento lucrativo para os clientes, como também fornecerá um valor substancial para a prática laboral de um contador.

Para organizações contábeis, tudo isso significaria procurar maneiras de fazer parte de um novo mundo orientado a serviços. Um ambiente cada vez mais conectado e alimentado por sistemas inteligentes.

Portanto, uma das faces do futuro da contabilidade é a Internet das Coisas. Dessa forma, as empresas que terão sucesso nos próximos anos são as que já estão adotando de modo  estratégico a IoT, assim como outras tecnologias como blockchain e computação em nuvem.

E você, está preparado para o futuro da contabilidade com a IoT? Aproveite para ler nosso outro artigo sobre o Big Data e quais as suas vantagens para a prática contábil e mantenha-se atualizado.

 

prosoft intax wolters kluwer Qual a influência da IoT sobre o futuro da contabilidade?