Blog

Automação contábil: o que levar em conta na hora de escolher?

Você sabia que a automação contábil está transformando o papel das contabilidades no mercado? Descubra suas particularidades, influências e meios de adesão!

A automação contábil já é uma realidade no mercado moderno e que promete se tornar cada vez mais difundida e influente entre os contadores e escritórios de contabilidade.

Muitos acreditam que automatizar os processos contábeis pode fazer com que a atuação dos profissionais da área se torne obsoleta para as empresas. Porém, isso não corresponde à realidade!

Na verdade, a automação contábil tornará o papel dos contadores ainda mais importante e valioso para os seus parceiros, já que permitirá a entrega de serviços muito mais alinhados às estratégias e demandas gerenciais das organizações.

Quer saber mais sobre o conceito, sua influência sobre o futuro da contabilidade e os melhores meios de aderir aos seus benefícios? Descubra a seguir!

O que é automação contábil e qual sua relação com o futuro da contabilidade?

Mais do que nunca, as empresas precisam lidar com diversas informações e trocar dados de maneira constante, com obrigações cada vez mais detalhadas e complexas junto ao governo, seus colaboradores, parceiros e clientes.

Nesse cenário, a automação contábil desempenha um papel fundamental, já que desburocratiza, organiza e acelera diversas tarefas que demandam muito tempo e esforços dos profissionais.

Dessa maneira, enquanto o processamento e ordenamento de dados são feitos por um sistema próprio, os contadores ficam livres do trabalho considerado “bruto”, e podem adotar funções analíticas e de maior valor estratégico para seus parceiros.

Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa da Avanade divulgada na Exame, os negócios que integram a tecnologia aos seus processos elevam seus lucros em até 70% e agregam 78% a mais de produtividade entre seus colaboradores.

Em poucas palavras, a automação contábil é um conceito que visa utilizar a tecnologia em prol de atividades contábeis mais eficientes, produtivas, amplas, assertivas e com menores custos para quem as desempenha.

Mais do que um movimento natural de alinhamento ao mercado moderno, a automação contábil também é uma oportunidade para que os escritórios de contabilidade se tornem mais competitivos e lucrativos.

Isso porque, de acordo com os resultados de um estudo divulgado pela Forbes, 75% dos contadores brasileiros afirmam não digitalizar os seus processos.

Ou seja, trata-se de uma tendência repleta de benefícios, altamente alinhada às necessidades do mercado moderno, mas que ainda está em processo de plena expansão no Brasil!

Quer aproveitar esta oportunidade para destacar o seu escritório, fidelizar os seus clientes, economizar recursos e conquistar ainda mais parceiros?

Antes de descobrir os melhores meios para aderir à automação contábil, é importante conhecer todas as possibilidades que são oferecidas na área. Confira mais detalhes sobre as suas vantagens no próximo item.

Quais são os benefícios de contratar um sistema de automação contábil?

Ao entender os benefícios que os melhores sistemas do mercado são capazes de proporcionar, você garantirá uma visão mais clara sobre aquilo o que precisa para o seu escritório!

Entre as vantagens mais significativas que a automação contábil pode gerar, destacam-se:

  • Alto ganho de produtividade, já que operações antes demoradas e trabalhosas podem ser feitas de maneira instantânea, tudo com total confiabilidade e a garantia de que os contadores possam voltar seu foco para serviços mais estratégicos;
  • Redução de erros e retrabalhos, uma vez que a coleta, a análise e o processamento dos dados são feitos por uma ferramenta especializada, capaz de verificar a conformidade de tudo o que é recebido e organizado, evitando que possíveis falhas prejudiquem os serviços contábeis;
  • Otimização de custos, graças à maior produtividade dos contadores. Além disso, trabalhos mais ágeis e com maior valor agregado não só atraem e fidelizam mais clientes, como também liberam tempo para que novos parceiros sejam prospectados. Sistemas de automação contábil também são mais baratos e eficientes do que softwares avulsos;
  • Maior visão estratégica para a contabilidade e seus clientes, uma vez que a tecnologia vai muito além da automatização de processos. Com inteligência e métricas de desempenho, a automação contábil permite uma visão mais ampla sobre pontos passíveis de melhorias, gargalos, áreas de maiores custos, entre outros fatores ligados às estratégias dos negócios;
  • Destaque perante o mercado, pois todos os pontos destacados até aqui possibilitam um atendimento de excelência e alto valor para as empresas, capaz de influenciar seu sucesso perante seus concorrentes. Além disso, é uma área que ainda pode crescer muito no Brasil, e que promete ampliar ainda mais a relevância dos contadores para as rotinas de seus clientes.

No próximo item, descubra como optar pelo melhor sistema de automação contábil!

O que você precisa saber para contratar um bom sistema de automação contábil?

O ponto de partida para aderir à automação contábil é optar por um sistema de qualidade, que atenda as necessidades do seu escritório, facilite suas rotinas, agregue mais produtividade e potencialize a redução de custos.

Em um primeiro momento, defina quais são as suas principais demandas e se os sistemas oferecidos à sua empresa são compatíveis com outros softwares e formatos de arquivos já utilizados entre os seus colaboradores.

Além disso, priorize as soluções que ofereçam suporte completo, desde a fase de testes até às demandas do pós-implementação, bem como um atendimento especializado e foco nos melhores protocolos de segurança disponíveis no mercado.

Por fim, ao levar todos estes aspectos em consideração, priorize o sistema de automação contábil que reúna as seguintes características:

  1. Automação de processos, ampla compatibilidade, velocidade de processamento e mais dinamismo para balancetes, folhas de pagamento, entre outras responsabilidades contábeis;
  2. Possibilidade de recebimento de todos os dados contábeis e fiscais diretamente dos ERPs dos clientes;
  3. Total segurança para os dados, acessibilidade e alinhamento à legislação, que deve contemplar diversos regimes de tributação;
  4. Atualizações constantes, com inserção de novas funcionalidades, melhorias de desempenho e alinhamento às diretrizes governamentais.   

Como simplificar sua automação contábil com o Prosoft INTAX?

A fim de facilitar as rotinas dos contadores, o Prosoft INTAX foi desenvolvido com tecnologia de última geração para reduzir o tempo operacional em todo o processo de entrada de documentos fiscais.

Por meio do software, é possível simplificar os procedimentos ligados à importação de documentos e minimizar as suas interações, automatizando a classificação, a análise e o ajuste dos dados para que os arquivos fiquem prontos para a Escrituração Fiscal.

O Prosoft INTAX proporciona o que há de melhor em termos de automação contábil, pois aprende com as informações processadas para trabalhar de maneira autônoma nas próximas importações.

Na otimização de auditorias, a ferramenta permite criar regras para análises fiscais e tributárias, que são aplicadas automaticamente para que o usuário execute ajustes e complementos de informações com mais eficiência, praticidade e agilidade.

Além disso, todo o sistema prioriza o trabalho colaborativo, já que a etapa de classificação de documentos de entrada pode ser feita tanto pelo analista fiscal, quanto pelos próprios clientes.

Benefícios dessa solução

Ao simplificar a automação contábil e promover uma verdadeira contabilidade digital, o Prosoft INTAX proporciona benefícios muito significativos aos profissionais da área e seus parceiros. Os principais deles são:

  • Ganho significativo de eficiência e produtividade, graças à automatização de processos operacionais e a redução de tarefas manuais, que permitem um maior foco na estratégia, análise e relacionamento com os clientes;
  • Total customização, por meio da criação de regras específicas de acordo com as demandas de diferentes negócios, que possibilita atender às necessidades próprias de diferentes perfis de clientes e de seus respectivos contextos tributários;
  • Segurança garantida, já que reduz os riscos fiscais e operacionais próprios dos inputs manuais de documentos e dados.

Diferenciais

Para impulsionar a transformação digital nos escritórios de contabilidade, o sistema de automação contábil Prosoft INTAX se baseia em uma plataforma web/cloud, que tem como foco uma experiência intuitiva e prática para os usuários.

Além das ferramentas e benefícios citados acima, sua arquitetura é moderna e alinhada a todos os requisitos de segurança da informação.

Para garantir a plena adequação dos usuários, a Prosoft oferece a consultoria de técnicos certificados para a instalação do software, além de treinamentos online no site e suporte total para atualizações, dúvidas ou correção de problemas.

Entre os diferenciais do nosso sistema de automação contábil, ainda está a integração com outras soluções Prosoft, conforme explicaremos de forma mais completa logo abaixo.

Integrações

Com o objetivo de garantir um fluxo de documentos automatizado aos usuários e de eliminar completamente a necessidade de integração de dados, o Prosoft INTAX é totalmente integrado via APIs com os produtos Prosoft DF-e Gerenciador e Prosoft Fiscal.

Confira as possibilidades oferecidas por cada solução:

Prosoft DF-e Gerenciador

Entre outras facilidades, a solução Prosoft DF-e Gerenciador proporciona o gerenciamento de documentos fiscais armazenados no sistema via web, ler XMLs em seu computador local, armazená-los em ambiente seguro dentro do prazo legal e gerar relatórios personalizados a partir dos arquivos armazenados.

Para garantir seus benefícios, basta instalar o programa na contabilidade ou junto aos clientes e desfrutar de possibilidades como:

  • Captura automática de notas fiscais de entrada no Portal Nacional e/ou SEFAZ RS;
  • Possibilidade de processamento agendado, em que você configura o sistema para a busca e facilita a sua rotina de trabalho;
  • Obtenção dos documentos fiscais eletrônicos emitidos pelos clientes de forma automatizada, com suporte para certificados A1 (arquivo) e A3 (token).

No Prosoft DF-e Gerenciador, três formas diferentes de armazenamento são suportadas: via Banco de Dados, no Prosoft DF-e Portal (Nuvem) ou, se você preferir, compartilhando o acesso ao Google Drive com seus clientes.

Prosoft Fiscal

Já a solução Prosoft Fiscal é perfeita para as contabilidades que precisam se organizar e manter todos os seus trâmites burocráticos sob controle.

Com ela, você estrutura a rotina de sua empresa contábil com mais segurança e ainda aumenta a qualidade dos serviços prestados aos clientes com insights instantâneos.

Além disso, a apuração online dos impostos é feita conforme a inclusão dos dados de entrada e de saída, para que você tenha uma visão dos tributos a serem pagos a partir da escrituração dos documentos fiscais.

Por meio do hub de APIs do Prosoft Conecta, você ainda recebe automaticamente todas as informações contábeis e fiscais diretamente dos ERPs de seus parceiros, livrando-se de processos demorados de importação de TXTs e XMLs e garantindo uma solução de automação contábil totalmente integrada.

 

Gostou de saber mais sobre automação contábil? Então não deixe de explorar as possibilidades do Prosoft INTAX para agregar mais eficiência aos seus serviços. Confira também mais detalhes sobre o Prosoft Conecta e desfrute de todas as soluções que podem ser integradas ao seu sistema de importação e tratamento de documentos fiscais.